Fotos: Paula Rodrigues
José Dias fala sobre sua trajetória

Flávio Rosário convida alunos ao palco

Universitários participam de workshop realizado por William Douglas

Estudantes atentos às dicas de empreendedorismo

Interação 2013: evento tem início com auditório lotado
16/7/2013
Natasha Dias

No dia 15 de julho, na Escola de Engenharia da UFF, teve início o ciclo de palestras do Interação 2013, evento realizado pela empresa júnior Meta Consultoria. Com o auditório lotado, a primeira palestra foi ministrada pelo atual presidente para América Latina e Caribe da empresa Burger King, José Dias. O palestrante é ex-aluno da UFF e ex-diretor de Marketing da Meta.

Parafraseando o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, Dias usou a frase "você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa", do livro infantil "O pequeno príncipe", para destacar as responsabilidades que um líder exerce sobre uma empresa.

Durante a palestra, Dias buscou incentivar os estudantes e evidenciou a importância de se ter foco em tudo que se faz. "Um líder se faz no dia a dia e algumas qualidades que se deve ter são honestidade, compromisso, cuidado e respeito. Se você quiser ser bom, deve se esforçar para ser bom em tudo que você faz", ressaltou.

O encontro foi aberto pelo vice-reitor Sidney Mello, que destacou a importância de eventos como esse na universidade e enalteceu os alunos pela dedicação, além de parabenizar e agradecer a Meta Consultoria pelo Interação, que ocorre há 15 anos.

Segundo um dos organizadores do evento, o estudante do curso de Engenharia de Produção Pedro Franklin, o evento tem bastante aceitação do público, pois é feito totalmente para ele. "As palestras são voltadas para a motivação. O nosso objetivo é motivar os estudantes a querer sempre crescer. Nós queremos dar oportunidade de que os universitários tenham contato com pessoas que um dia estiveram no lugar deles, mas que acreditaram no seu potencial e correram atrás de seus sonhos", disse.

A segunda palestra do dia, com o tema “Marketing pessoal e poder das mídias sociais” foi ministrada por Flávio Rosário, eleito o melhor palestrante do país em 2010. Um assunto recorrente durante toda palestra foi o empreendedorismo.

"É importante participar deste evento para oxigenar. Entrar em contato com alunos, professores, pessoas que estão buscando conhecimento é bom para mim e para eles, pois eu sou um profissional do mercado que venho trazer um pouco do meu conhecimento e acabo levando um pouco de conhecimento também. Tem uma frase de que gosto muito que diz: ‘a gente ensina mais o que melhor precisa aprender’", enfatizou.

Por último, foi realizado um workshop ministrado pelo autor do best-seller “Como passar em provas e concursos”, William Douglas. O autor ensinou técnicas para otimizar o estudo, organizar e planejar e deu dicas sobre maneiras apropriadas para a realização de uma prova.

O Interação 2013 começou no dia 15 e vai até 19 de julho. Durante a semana serão apresentadas palestras e workshops. A taxa de inscrição é de R$ 2 ou 1kg de alimentos não perecíveis para palestras e R$ 3 ou 2kg de alimentos não perecíveis para workshops. O evento ocorre no Auditório do Instituto de Geociências, no Campus da Praia Vermelha, Niterói.

A Meta Consultoria é uma empresa júnior da UFF e oferece soluções personalizadas em engenharia e gestão de negócios que permitam o desenvolvimento de pequenas e microempresas, sem deixar de atender os anseios das médias e grandes corporações.

- Confira a programação completa.