Faculdade de Educação promoverá evento sobre subjetividade e educação
5/7/2013
Luiza Gould

No dia 17 de julho, das 16h às 20h, o Auditório Paulo Freire da Faculdade de Educação vai sediar a 4ª Jornada sobre Subjetividade e Educação. O encontro é uma realização do Núcleo de Pesquisa sobre Subjetividade, Educação e Cultura e conta com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. O tema neste ano será sobre os conflitos com a lei e a sociedade, analisados a partir de abordagens de experiências políticas e clínicas. A jornada tem entrada franca e contará com duas conferências e com tradução consecutiva.

“A imagem da violência no Rio de Janeiro: uma pesquisa com alunos do ensino fundamental” é o tema da primeira. A palestrante será a psicanalista, membro do Espace Analytique – associação de pesquisas psicanalíticas freudianas – e pesquisadora da USP Maria Izabel Oliveira Szpacenkopf.

Já a segunda conferência será sobre “O acompanhamento de adolescentes em grande sofrimento psíquico: duas distintas formas de violência”, com o psicólogo clínico Wilfried Gontran, da Universidade Tolouse II-Le Mirail na França.

A inscrição para a jornada e a solicitação para certificados devem ser feitas no local, mas as vagas são limitadas. A Faculdade de Educação fica no Campus do Gragoatá, Bloco D, São Domingos, Niterói. Outras informações pelo e-mail subjetividadefeuff@gmail.com.