Comissão da Verdade é tema do UFF Debate Brasil
8/7/2013
Luiza Peluso

“Comissão da Verdade, acerto com o passado” será o tema do próximo UFF Debate Brasil, no dia 31 de julho, às 18h, no auditório Macunaíma do Instituto de Letras, Campus do Gragoatá, Bloco B, São Domingos. A entrada é franca.

O evento contará com a presença do pesquisador e professor Bernardo Kocher, do Departamento de História da UFF; o escritor, jornalista e sociólogo João Batista de Abreu, professor de jornalismo do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs) da UFF, e o advogado Fernando Dias, secretário-geral da OAB de Niterói e presidente da Comissão Municipal da Verdade do Município de Niterói.

A Comissão Nacional da Verdade foi criada, há pouco mais de um ano, com objetivo de apurar as violações dos direitos humanos ocorridas de setembro de 1946 até a promulgação da Constituição, em 1988, período que inclui a ditadura de 1964 a 1985.

Niterói foi o primeiro município do estado a instituir a Comissão Municipal da Verdade, e os trabalhos subsidiam as comissões estadual e federal, resgatando memórias como a do estádio Caio Martins, um dos maiores presídios políticos do país.

O debate será transmitido ao vivo pela Unitevê, o canal universitário de Niterói e São Gonçalo (17 SIM TV), e pela Internet, em www.uniteve.uff.br e www.uff.br/webtv.