UFF participa da criação de observatório do MinC na área de economia criativa
8/6/2013
Renata Cunha

No dia 6 de junho, o vice-reitor no exercício da reitoria, Sidney Mello, assinou diante do diretor de Desenvolvimento e Monitoramento da Secretaria da Economia
Criativa (SEC) do Ministério da Cultura (SEC/MinC), Luiz Antônio Gouveia, o documento em que oficializa a participação da Universidade Federal Fluminense na coordenação do recém-criado Observatório Estadual de Economia Criativa do Rio de Janeiro – Região Sudeste. A reunião ocorreu no gabinete da Reitoria.

O observatório, único do estado do Rio de Janeiro, será responsável pela produção e difusão de pesquisas, dados e informações sobre a economia criativa brasileira e uma ferramenta essencial para auxiliar o MinC a mensurar o tamanho da economia criativa no país e a formular políticas públicas voltadas à área. Além do Rio de Janeiro, estados como Bahia e Rio Grande do Sul estão recebendo observatórios locais, que formarão, em rede, o Observatório Brasileiro da Economia Criativa (Obec).

O objetivo do MinC é que cada estado da federação tenha uma instituição para centralizar a produção e a difusão de informações quantitativas e qualitativas sobre a economia criativa brasileira. Até o fim do ano, está prevista a criação de 14 unidades estaduais com esse perfil, segundo informações do site do ministério.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Extensão, Wainer da Silveira; a chefe de Gabinete da Reitoria, Martha de Luca; o professor da Universidade Federal da Bahia e consultor do MinC para o Observatório Brasileiro de Economia Criativa, Paulo Miguez; a diretora da Agência de Inovação da UFF (Agir), Fabiana Leta, representando a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Proppi); a coordenadora do Comitê Gestor do Acordo de Cooperação UFF-MinC, Marcia Ferrans; o diretor do Instituto de Arte e Comunicação Social, Leonardo Guelman; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades, Luiz Augusto Rodrigues; e o professor do curso de graduação em Produção Cultural, Mário Pragmácio, coordenador do observatório pela UFF. Na ocasião, foram discutidas ações para operacionalizar a implantação do observatório.