Atividade de concentração de monóxido de carbono foi realizada no Huap

Huap promove atividades em comemoração do Dia Mundial sem Tabaco
5/6/2013
Huap / Gabriel Oliveira

O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) realizou do dia 3 de junho uma série de atividades de conscientização contra o tabagismo. O evento fez alusão ao dia 31 de maio, data em que comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. Devido às ações que promove para combater o fumo, o Huap é um dos três hospitais em Niterói credenciados pelo Ministério da Saúde para tratar pacientes tabagistas.

Dentre as atividades, houve a distribuição de fôlderes sobre o serviço contra o tabagismo, além de apresentação de vídeos e cartazes por todo o hospital informando sobre os malefícios do cigarro. Ocorreu também, no saguão dos ambulatórios, uma medida de concentração de monóxido de carbono no ar exalado, atendendo a pacientes, visitantes e funcionários do hospital. Foi exibido ainda o filme “Fumando Espero”, no Auditório Tito Ruch, para estudantes, professores e funcionários do Huap.

O tabagismo é classificado pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental que causa dependência física, química e psicológica. Por essa razão, há a necessidade de se realizar atividades em grupo, onde há troca de experiências, ajuda mútua e orientações específicas para o combate ao vício pelo cigarro.