Faculdade de Educação terá dois novos cursos de extensão
2/5/2013

O Programa de Extensão da Faculdade de Educação abre inscrições a partir de 9 de maio para dois novos cursos que vão ocorrer nos meses de maio, junho e julho. Os cursos fazem parte do Programa de Alfabetização e Leitura (Proale) e são voltados para a discussão do ensino fundamental. Ao todo, englobando os dois cursos, serão 80 vagas disponibilizadas.

O curso Questões de Linguagem e de Escola tem coordenação da professora Cecilia Goulart e carga horária de 30 horas. Seu objetivo é discutir com professores e profissionais de escola temas relacionados ao cotidiano das salas de aula do ensino fundamental, como a leitura, a escrita e a oralidade. Nesse sentido, as aulas buscarão mostrar o ambiente escolar como espaço de interações para a construção do conhecimento. O curso será oferecido entre 14 de maio e 16 de julho, todas as terças-feiras, das 14h às 17h. Aqueles que tiverem frequência igual ou superior a 75% receberão certificados.

Ao todo são disponibilizadas 50 vagas e as inscrições devem ser feitas a partir de 9 de maio das 9h às 17h na sala do Proale, no Campus do Gragoatá , Bloco D, sala 405. As inscrições durarão até enquanto houver vagas. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Proale pelo telefone: (21) 2629-2644.

Já o curso Ciências na Educação Infantil e Séries Iniciais: Experiências de Brincar e Aprender tem como ementa a discussão dos aspectos teórico-metodológicos nas séries iniciais do ensino fundamental. Durante as aulas serão abordadas as atividades práticas e experimentais na relação entre ciência e cultura, assim como os recursos didáticos a partir de áreas como a literatura, o cinema e a música. A análise de ações de extensão desenvolvidas em escolas também está entre os objetivos do curso, que disponibiliza 30 vagas e tem como público-alvo professores da educação básica e licenciandos em Pedagogia e Ciências Biológicas.

Com carga horária de 30 horas, as aulas serão ministradas às quintas-feiras dos meses de junho e julho e nos dias 16 e 23 de maio, sempre das 14h às 17h. Assim como o curso Questões de Linguagem, as inscrições começam no dia 9 de maio, das 9h às 17h, na sala do Proale, até o preenchimento das vagas. Para o Ciências em Educação Infantil, no entanto, é necessário ficha de inscrição que pode ser solicitada ao e-mail simonesalomao@uol.com.br. O curso, sob coordenação das professoras Simone Salomão e Marise Amaral, também disponibiliza certificado para quem tiver frequência igual ou superior a 75%.