Fotos: Gabriela Lacerda
O Anfiteatro Aloysio de Paula recebeu grande público para a abertura da 7ª Semana de Enfermagem

Na primeira mesa do evento, autoridades, como Tarcísio Rivello, falaram sobre a importância da assistência de qualidade

A abertura também contou com uma segunda mesa, com mestrandas da área de saúde
Huap promove Semana de Enfermagem no Anfiteatro Aloysio de Paula
14/5/2013
Dilvugação Huap/SCS-Luiza Gould

Assistência de qualidade, suporte ao profissional, parceria entre pesquisa, ensino e serviço. Esses foram alguns dos temas debatidos no dia 13 de maio, durante abertura da 7ª Semana de Enfermagem do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap). O evento ocorreu no Anfiteatro Aloysio de Paula e fez parte das atividades comemorativas da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem Nacional, Seções, Regionais e Núcleos. O encontro comemorativo realiza-se de 12 a 20 de maio, e neste ano tem o tema “Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida”.

As autoridades presentes destacaram a importância da consciência profissional, do trabalho de suporte aos enfermeiros e da parceria entre o serviço e o ensino para a formação do profissional da área. Como diretor do Huap, Tarcísio Rivello pontuou inicialmente o cenário atual do hospital e pontuou o que precisa ser feito para melhorar a infraestrutura do espaço e, consequentemente, atingir as metas quantitativas exigidas pelo SUS. “Precisamos de uma assistência de qualidade para retribuir um bem maior, que é a vida. Precisamos crescer em termos de política de saúde”, ressaltou Rivello. Sobre a Semana de Enfermagem, afirmou que a data é uma oportunidade para reflexão e troca de experiências. ”.

Já o diretor de Enfermagem do hospital, Enderson Hernandes, falou sobre a Lei do Exercício Profissional, as questões de piso salarial e carga horária, além da importância do conhecimento da Legislação Brasileira e seu Código de Ética pelos profissionais. Depois de ressaltar as políticas referentes ao exercício da enfermagem, Hernandes se disse honrado com a profissão que escolheu. “Tenho orgulho de ser diretor da instituição, de ser enfermeiro, mas precisamos mudar e melhorar”, destacou. ”.

O evento contou ainda com a presença de integrantes do mestrado de Profissionais de Ensino de Saúde. As mestrandas Fabiana Silva, Ludimila Gonçalves, Cláudia Candiota e a enfermeira Maria Theresa Monteiro participaram de uma mesa-redonda, sobre o tema correlação das pesquisas científicas com o cotidiano do trabalho em enfermagem. Durante essa segunda mesa, foi abordada a importância da busca pela qualificação por parte dos profissionais da área para a integração entre serviço e pesquisa. ”.

No evento de abertura, fizeram parte da mesa o diretor-geral do Huap, Tarcísio Rivello; o diretor de Enfermagem, Enderson Hernandes Castilho; a diretora administrativa, Maria Conceição Lima; a diretora da Escola de Enfermagem, Ana Lúcia Abrão; a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Geilsa Valente; e a representante do corpo técnico de Enfermagem do Huap, Rosângela de Oliveira Azevedo. ”.

A Semana Brasileira de Enfermagem continuará durante os próximos dias com a realização de palestras, conferências, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos, além da realização de oficinas e cursos na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Rua Doutor Celestino, 74, Centro, Niterói. ”.