Cabeçalho UFF Noticias


Projeto de prevenção de quedas necessita de voluntários para pesquisa
7/5/2013

Atualmente, as quedas de idosos são um dos principais problemas de saúde pública. De cada três pessoas com mais de 60 anos, ao menos uma virá a sofrer um episódio de queda no período de um ano. O Prev-Quedas, projeto de prevenção de quedas do Grupo Envelhecimento e Atividade Física da UFF, promove pesquisas que estudam o equilíbrio estático e dinâmico, a força e a mobilidade das articulações das pernas e dos pés. Ligado ao Instituto de Educação Física da UFF e coordenado pelo professor Edmundo de Drummond Alves Júnior, o programa pretende realizar duas pesquisas neste ano para averiguar a melhora no equilíbrio e está convocando candidatos ao voluntariado. O perfil procurado são mulheres com 60 anos ou mais dispostas a se comprometerem com a metodologia da pesquisa.

As voluntárias serão acompanhadas por meio de diversos testes durante três meses. A partir de maio, as mulheres que se apresentarem participarão de atividades físicas aplicadas de forma lúdica, como alongamento, hidroginástica e dança. Uma avaliação será feita para determinar os exercícios que contribuem positivamente para a prevenção de quedas. Os pesquisadores também irão acompanhar a ingestão de medicamentos, a interação social e orientar sobre a preparação da residência das voluntárias, a fim de evitar quedas.

As atividades propostas ocorrerão de segunda a sexta-feira, a partir das 8h. Um grupo realizará os exercícios às segundas, quartas e sextas-feiras e o segundo grupo, às terças, quintas e sextas-feiras. Para realizar a inscrição e obter outras informações, as interessadas deverão entrar em contato pelos telefones (21) 2629-2808 e 2629-2810 ou pelos e-mails edmundodrummond@uol.com.br, jullyqlouro@hotmail.com e elcianavieira@yahoo.com.br.

UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)