Fotos: Frederico Canequela
Mesa de abertura do evento

O reitor Roberto Salles encerrou a mesa de abertura da solenidade

Auditório Florestan Fernandes lotado na Aula Magna do Inest

Celso Amorim e alunos do Inest

Ministro da Defesa Celso Amorim profere Aula Magna do Inest
27/5/2013
Gabriel Oliveira

O ministro da Defesa e ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, proferiu, na manhã desta segunda-feira, 27 de maio, a Aula Magna do Instituto de Estudos Estratégicos (Inest) da UFF. A solenidade foi realizada no Auditório Florestan Fernandes da Faculdade de Educação, no Campus do Gragoatá, e contou com a presença do reitor da UFF, Roberto Salles; do diretor do Inest, Eurico de Lima Figueiredo; e do almirante de esquadra e ex-ministro da Marinha, Mauro César Pereira, que compuseram a mesa de abertura junto ao ministro.

O professor Eurico Figueiredo destacou o fato de a UFF ter sido a primeira universidade pública do Rio de Janeiro a ter um curso de graduação em Relações Internacionais. O diretor do Inest ainda ressaltou a grande procura pelo curso desde o seu primeiro vestibular e a excelente avaliação da graduação pela Capes. “Logo no primeiro ano do vestibular da UFF para Relações Internacionais, tivemos uma relação superior a 43 candidatos por vaga, uma das maiores da nossa universidade. Na primeira avaliação de nosso curso, em 2011, recebemos conceito 5 da Capes, a nota máxima possível”, enfatizou.

Em seguida, o almirante Mauro César Pereira valorizou o empenho da UFF em desenvolver estudos relativos às questões de cunho estratégico. “Eu tenho conhecimento do grande esforço que vem sendo feito nesta universidade para nós preenchermos uma grave lacuna do nosso país: o de resolver, por intermédio da sociedade, os nossos problemas estratégicos e também de defesa”, afirmou.

O ministro Celso Amorim ressaltou o grande número de presentes. “É uma imensa alegria ver essa quantidade e diversidade imensa de rostos tão jovens aqui. Eu acho que esse entusiasmo pelo aprendizado por parte desses estudantes é um motivo de grande alegria”, declarou.

O reitor Roberto Salles se pronunciou no encerramento da mesa. Um aspecto valorizado pelo professor foi a integração da UFF com universidades de todo o país por meio de seus cursos de doutorado. “A Universidade Federal Fluminense oferece cursos de doutorado para várias outras universidades que estão distantes”, disse. Salles também salientou o fato de a UFF ter um instituto e um curso voltados para os estudos estratégicos. “Isso só reforça a importância dada por nós a esse campo do conhecimento e da pesquisa. Estamos inclusive estudando, com o Exército, a possibilidade de fazermos uma integração entre cursos de doutorado e pesquisas sobre estudos estratégicos”, reforçou. Com o encerramento da mesa de abertura, foi iniciada a Aula Magna, na qual Amorim apresentou diversas questões inerentes às relações internacionais e à defesa do país.

Ao fim do evento, o ministro ressaltou a importância de o Brasil estreitar parcerias e formar alianças com os demais países em desenvolvimento, especialmente pelo viés da questão da defesa da soberania dos Estados. “É cada vez mais importante para o Brasil se aproximar, por exemplo, dos demais países latino-americanos e africanos, não apenas pela questão do comércio e da política internacional, como normalmente ocorria, mas também pelo aspecto da defesa”, pontuou.

O professor Eurico Figueiredo também se pronunciou após a aula, valorizando a solenidade não só pela presença de Amorim, mas também pela importância do nome da UFF. “Esta aula do ministro Celso Amorim tem um significado e um significante. O significado é a própria presença do ministro. O significante é o prestígio da nossa universidade e também de um instituto tão recente como o Inest.”

A estudante de Relações Internacionais Raisa Skinner falou sobre a experiência de assistir à aula inaugural. “O evento era algo muito esperado por vários alunos, pois o ministro é uma figura muito admirada, especialmente no nosso curso, uma vez que ele foi ministro das Relações Exteriores. Foi uma excelente aula, principalmente por ele ter feito diversas referências a teóricos das relações internacionais que nós estudamos em nosso curso.”