Instituto de Letras promove debates sobre análise do discurso
16/5/2013
Renata Cunha e Luiza Gould

A análise do discurso, que engloba a produção de sentidos em materialidades diversas e a relação entre linguagem, sujeito e ideologia nesses processos, será tema de dois debates promovidos pelo Instituto de Letras. No dia 23 de maio, às 10h, o Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) realiza a mesa-redonda "Discurso, Imagem e Memória: O Papel das Instituições". O encontro ocorrerá no Instituto de Letras, Campus do Gragoatá, Bloco C, sala 501, São Domingos, Niterói. A segunda mesa, por sua vez, se realiza no dia 28 de maio, sobre o tema “Língua(s), Discurso e Cultura”. O evento ocorrerá às 10h, também no Instituto de Letras, na sala 218. Nos dois casos, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia dos debates.

Para a discussão sobre as instituições, participam da primeira mesa as professoras Bethania Mariani (UFF), Telma Domingues da Silva (Univas), Tânia Clemente de Souza (UFRJ) e Carmen Agustini (UFU), que têm como foco de trabalho os processos de produção de sentidos em imagens e a relação com a memória discursiva e/ou institucional. Também será lançado o livro "Imagens na comunicação e discurso", organizado por Telma Domingues da Silva, Tania Clemente de Souza e Carmen Agustini.

Já a mesa do dia 28 contará com a presença dos professores Bethania Mariani (UFF), Xoán Lagares (UFF), Maria Teresa Celada (USP) e Fabiele Stockmans de Nardi (UFPE). O tema tem foco voltado para as relações entre a língua, a aprendizagem da língua, a cultura e a ideologia. Esta segunda mesa tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF.

Vinculado ao Departamento de Ciências da Linguagem do Instituto de Letras da UFF, o LAS tem como objetivo discutir e analisar a subjetividade em suas mais diversas materialidades textuais, orais, visuais e digitais. É constituído pelo Grupo de Teoria do Discurso e reúne estudiosos em áreas como também a psicanálise. As mesas-redondas são organizadas para promover debate entre os pesquisadores do LAS e de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior que tenham interesse nas questões discursivas.