Cabeçalho UFF Noticias


Atividade para controle de pressão arterial ocorrerá no Campus do Gragoatá
24/4/2013

Em comemoração do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, será realizada nesta sexta-feira, 26 de abril, atividade com o objetivo de informar e verificar a pressão arterial da comunidade universitária. O evento é organizado pela equipe multidisciplinar da Divisão de Promoção e Vigilância em Saúde (DPVS) e ocorrerá, das 9h às 17h, no Campus do Gragoatá, Bloco C, São Domingos, Niterói.

Na atividade serão distribuídos fôlderes informativos que trazem esclarecimentos sobre a doença. A hipertensão ou pressão alta é o problema de saúde pública mais grave em todo o mundo, e é causada pelo aumento da contração das paredes das artérias, o que dificulta a circulação sanguínea. Se não tratada, a doença pode causar insuficiência dos rins, do coração, além de levar a um acidente vascular cerebral. Apesar de a doença não ter cura, ela pode, no entanto, ser controlada. Para isso, recomenda-se que pacientes com pressão alta evitem o consumo de sal, tenham alimentação equilibrada, realizem exercícios físicos e não deixem de usar os medicamentos prescritos pelos médicos.

A hipertensão é uma doença genética, e em 90% dos casos não se conhece as causas para a sua manifestação. Sabe-se, no entanto, que a obesidade, o excesso de sal, a má alimentação e o estresse são fatores que podem contribuir para o aumento da pressão. Pessoas são consideradas hipertensas quando são diagnosticadas com pressão arterial igual ou superior a 140x90mmHg (14 por 9). Recomenda-se a verificação da pressão pelo menos três vezes ao ano, já que a doença não costuma ter sintomas aparentes.

Saiba mais sobre a hipertensão.

Confira também 15 dicas sobre a pressão arterial.
UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)