Cabeçalho UFF Noticias


Inest reúne especialistas em debate sobre a memória da ditadura militar no Brasil
9/4/2013

O Instituto de Estudos Estratégicos (Inest) da UFF irá realizar em 25 de abril, às 10h, o debate “A velha e a nova direita e as disputas pela memória sobre a ditadura”, no Auditório Florestan Fernandes, Campus do Gragoatá, Bloco D, São Domingos, Niterói. O objetivo será discutir a maneira como, nos últimos anos, os setores conservadores, tanto civis quanto militares, da sociedade brasileira têm procurado reinventar a memória sobre o período ditatorial e sobre a repressão política.

Os conservadores tentam justificar a ditadura afirmando que ocorreu em nome da “defesa da pátria” ou dizendo que no Brasil a repressão foi mais “branda” que nos sistemas similares implantados nos países vizinhos. Criticam também os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, criada pelo governo federal para investigar os vários crimes e violações aos direitos humanos ocorridos no período entre 1946 e 1988 (a ditadura aconteceu entre 1964 e 1985).

Entre outras questões debatidas, os especialistas vão demonstrar que atualmente existe um fenômeno político relevante de crescimento das ideias de direita entre segmentos da juventude brasileira. Tem havido, inclusive, a tentativa de recriar a Arena, sigla do partido político “Aliança Renovadora Nacional”, criado em 1965, que apoiou o governo ditatorial. Recentemente, o assunto obteve grande repercussão na mídia nacional.

O evento contará com a participação de renomados historiadores, com vários livros e artigos publicados sobre o período ditatorial e a respeito do pensamento e dos movimentos de direita no Brasil. Os professores participantes serão Francisco Carlos Teixeira da Silva (UFRJ), Samantha Quadrat (UFF) e Ricardo Mendes (Uerj). Os interessados podem realizar as inscrições pelo site www.inest.uff.br/index.php/not/498-inest-realiza-evento-sobre-a-ditadura-militar.
UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)