Fotos: Renata Cunha
Reitor da UFF, Roberto Salles, em sua apresentação

Professor Pablo Benetti apresenta propostas da UFRJ

Professores da UFF e de outras universidades do Rio acompanham as apresentações

Dirigentes e professores discutem propostas para Plano de Desenvolvimento do Consórcio Acadêmico Rio 2016
25/4/2013

O reitor da Universidade Federal Fluminense, Roberto Salles, recebeu dirigentes e representantes das instituições que integram o Consórcio Acadêmico Rio 2016, em reunião para traçar as metas de elaboração do Plano de Desenvolvimento do Consórcio (PDC), na tarde desta quarta-feira, 24 de abril, na Sala dos Conselhos da UFF. A ideia é unificar uma proposta que englobe ações de todos os participantes para apresentação ao MEC, na segunda semana de maio.

No encontro, ficou acordado que a próxima etapa consistirá no envio das propostas individuais por cada instituição para o presidente do consórcio e diretor-geral do Cefet-RJ, Carlos Henrique Alves, que será o responsável por consolidar as ações comuns dos participantes. No dia 3 de maio, representantes de cada instituição deverão se reunir no Cefet para elaborar o texto do PDC, que será submetido aos reitores em encontro agendado para 6 de maio, na Uni-Rio. Após aprovação do texto, o documento oficial será encaminhado para apreciação no MEC.

Seguindo o modelo inaugurado pela UFF, o pró-reitor de Extensão da UFRJ, Pablo Cesar Benetti, também apresentou um caderno com os projetos que a instituição tem para a Olimpíada. A proposta da UFRJ foi dividida em quatro eixos: treinamento e formação, com cursos preparatórios; acompanhamento e avaliação de impactos; ações de consolidação do legado olímpico; e obras de infraestrutura necessárias para que a universidade seja um local de treinamento de equipes esportivas.

Primeira instituição consorciada a organizar ações com potencial de desenvolvimento para os Jogos Olímpicos, a UFF reuniu seus projetos em um caderno de proposta, que foi apresentado aos membros do consórcio no dia 15 de abril durante reunião na UFRJ. O caderno traz pré-projetos de diversas áreas acadêmicas, que abrangem, dentre outros, os cursos de Educação Física, Medicina, Antropologia, Turismo, Direito, Letras e Pedagogia.

O vice-reitor da Uni-Rio, José da Costa, também apontou para a possibilidade de participação da universidade com dois projetos que contemplam pesquisas voltadas para o campo do atletismo e um projeto da área de dança, que trabalha com pessoas com deficiência física.

A reunião contou, ainda, com a presença de professores da UFF e das instituições consorciadas, além do reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas; da reitora da UFRRJ, Ana Maria Soares; do vice-reitor da UFRJ, Antônio José Ledo; e do subsecretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Luiz Andrade.