Cabeçalho UFF Noticias


UFF prepara atividade em comemoração do Dia Nacional da Mulher
15/4/2013

Em 30 de abril é comemorado o Dia Nacional da Mulher. Em atenção à data, o Programa UFF Mulher preparou um evento no estacionamento do Campus do Valonguinho, Centro, Niterói, das 11h às 15h. A iniciativa, aberta à população, tem como objetivo, além de comemorar, promover uma reflexão acerca dos direitos que ainda devem ser conquistados pelas mulheres.

O evento trará atividades gratuitas de prevenção e capacitação sobre questões relativas à mulher para um amplo segmento da sociedade, dentre elas, orientações sobre o câncer de mama, doenças sexualmente transmissíveis, violência contra a mulher, informações nutricionais, oficina de fuxico e sachê, dança, terapia, além do sorteio de brindes.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFF motiva ações como esta, que levam à construção de uma sociedade mais justa. Nesse contexto é que foi criado o Programa UFF Mulher, pela Coordenação de Difusão e Fomento à Extensão, que visa dialogar com a sociedade e também motivá-la à participação.

A maioria das pessoas tem conhecimento apenas da data de 8 de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Embora seja pouco divulgada, a criação do dia 30 de abril foi marcada por acontecimentos importantes. Nesse mesmo dia e mês, em 1880, nascia a mineira Jerônima Mesquita, que não se conformou com a situação à que as mulheres eram submetidas. A fim de promover mudanças, juntou-se a outras mulheres também insatisfeitas,e fundou, em 1947, o Conselho Nacional das Mulheres do Brasil, instituição que conquistou o direito ao voto. A criação da data só foi aprovada, após a mobilização de 300 mulheres, em 1972.

Outras informações no site www.proex.uff.br. A programação pode ser conferida em http://dia-nacional-da-mulher.jpg
UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)