Fotos: Frederico Canequela
Grupo vencedor do Concurso de Ideias
do Cinema Icaraí

Mesa da cerimônia de entrega do prêmio

Entrega do prêmio ao segundo grupo classificado

Entrega do prêmio à equipe que
obteve o terceiro lugar

Vencedores do Concurso de Ideias do Cinema Icaraí são premiados por sua criatividade e inovação
1º/4/2013

A Universidade Federal Fluminense realizou nesta segunda-feira, 1º de abril, a cerimônia para entrega da premiação aos vencedores do Concurso de Ideias do Cinema Icaraí, no auditório da Escola de Engenharia, no Campus da Praia Vermelha. O objetivo do concurso era selecionar a melhor proposta de intervenção para a recuperação e a revitalização arquitetônica do Cinema Icaraí, em Niterói.

Criatividade, inovação e, principalmente, a obediência aos critérios de tombamento orientaram a escolha do trabalho vencedor, sendo também necessário considerar soluções funcionais passíveis de serem executadas na prática e compatíveis com a questão da acessibilidade. A proposta prevê sala de música, sala de cinema, sala de exposições, espaço multiuso e um centro empresarial.

Os estudantes da UFF e da UFRJ Bruno Amadei Machado, David Baptista Lima de Mendonça, Lívia Borges Romariz, Natália Asfora Moutinho e Raíssa Macedo Gerheim foram os criadores da ideia vencedora. trabalho foi orientado pela professora Rosina Trevisan Martins Ribeiro, com coorientação de Andrés Martín Pássaro e consultoria de Maria Lygia Alves de Niemeyer e Patrizia Di Trapano. A equipe recebeu o prêmio de R$ 5 mil.

Bruno Machado agradeceu a oportunidade dada pela universidade e pelas comissões organizadora e julgadora. Destacou que espera que a iniciativa da UFF sirva como exemplo e dê origem a outros concursos voltados aos universitários. Raíssa Gerheim declarou que a equipe não estava esperando conquistar o primeiro lugar, mas que todos trabalharam e se esforçaram muito. “Procuramos seguir o edital à risca, as expectativas eram grandes, mas não imaginávamos ganhar”, completou Lívia Romariz.

Na mesa de abertura da cerimônia estavam presentes o reitor da UFF, Roberto Salles; o vice-reitor, Sidney Mello; o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Waldeck Carneiro; e, pela Superintendência de Arquitetura e Engenharia (Saen) da UFF, o superintendente Luiz Augusto Cury e a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Projetos, arquiteta Milena Sampaio.

De acordo com Milena, o desafio era viabilizar uma solução arquitetônica que pudesse compatibilizar as expectativas da sociedade niteroiense com as demandas da universidade, e ainda tendo que respeitar os parâmetros de tombamento do prédio. Milena parabenizou as equipes vencedoras pela qualidade e pelo mérito das propostas, que deverão guiar os próximos passos no desenvolvimento do projeto de restauração do cinema.

Waldeck Carneiro transmitiu os cumprimentos do prefeito Rodrigo Neves, e destacou a importância da reforma do Cinema Icaraí para a cidade do ponto de vista social, cultural e urbanístico. “O cinema é um importante patrimônio histórico-cultural de Niterói e, por isso, lutamos muito pela sua conservação e para evitar que caísse nas mãos da especulação imobiliária”, enfatizou. Em 2011, Waldeck foi o vereador responsável pela indicação legislativa enviada ao então ministro Fernando Haddad que propôs a desapropriação do espaço pelo Ministério da Educação (MEC) e a sua incorporação ao patrimônio da UFF.

O reitor Roberto Salles destacou o tempo recorde (cerca de um ano e meio) que levou todo o processo, desde a aquisição do prédio até a elaboração do concurso e a aprovação da proposta arquitetônica. “Nós vamos elaborar um plano de negócios e nossa intenção é que o espaço multicultural seja autossustentável, que possa sobreviver da própria arrecadação”, explicou Salles. Ainda de acordo com o reitor, o MEC já se comprometeu a financiar a obra de restauração do Cinema Icaraí.

A equipe que apresentou a proposta classificada em segundo lugar foi premiada com R$ 3 mil, enquanto a equipe classificada em terceiro lugar recebeu prêmio de R$ 2 mil. Uma menção honrosa foi concedida a uma quarta equipe.

Detalhes da proposta vencedora podem ser acessados em tinyurl.com/cu9uzqq ou pelo celular através do QR Code abaixo (para entender melhor o funcionamento do QR Code, acesse a matéria em tinyurl.com/3s9tht7):

A organização do evento teve o apoio do Laboratório de Eventos de Turismo da UFF (Leve). Estiveram presentes na cerimônia a chefe de gabinete do reitor, Martha de Lucca; o pró-reitor de Graduação, Renato Crespo; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antonio Claudio da Nóbrega; o prefeito universitário Mário Ronconi; a superintendente do Centro de Artes UFF, Tereza Machado; o diretor da Faculdade de Direito, Edson Alvisi; a presidente da Fundação Euclides da Cunha, Miriam Lepsch; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro, Sidnei Menezes e o representante do Sindicato de Arquitetos do Rio de Janeiro, Maurício Campbell.