Cabeçalho UFF Noticias
Divulgação
Regente Daniel Guedes realizará o concerto

Maestro Alceo Bocchino é homenageado pela UFF
Orquestra Sinfônica Nacional da UFF homenageia em concerto seu maestro fundador
29/4/2013

A Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da UFF vai homenagear o seu fundador, músico, maestro, compositor e pianista brasileiro Alceo Bocchino, que morreu no dia 7 de abril, aos 95 anos. A homenagem será realizada com um concerto produzido pelo Centro de Artes UFF, no Teatro Municipal João Caetano, Centro, Niterói, no dia 7 de maio, às 12h30, no Projeto Hora do Almoço.

O evento mostrará um pouco mais da obra de Bocchino. Foi ele, junto com o pianista húngaro György Sándor, o primeiro a executar no Brasil os três concertos para piano de Bela Bartók. Também foi presidente da Comissão Artística da Orquestra Sinfônica Brasileira por quatro anos; regente da estreia brasileira do “Réquiem”, de Brahms; responsável pela estreia do “Quinto Concerto para Piano” e pela orquestra de Villa-Lobos, com a pianista Felicja Blumenthal.

No programa serão apresentadas pelo maestro e solista convidado Daniel Guedes, que é considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração, duas composições do regente: “Seresta Suburbana para Cordas” e “Suíte-Miniatura Ballet”. Outras duas composições também estarão no programa: “Concerto para Violino e Orquestra de Cordas”, de Radamés Gnattali, e “Otum-obá”, de Nelson de Macêdo. O espetáculo tem custo de R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia).
UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)