Comunidade acadêmica começa a se beneficiar de serviço mundial de acesso seguro à internet sem fio
29/4/2013

O serviço mundial de acesso seguro à internet acadêmica sem fio, o eduroam (education roaming), coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e adquirido por universidades brasileiras. As beneficiadas são UFF, UFC, UFSC, UFRGS, UFPA, Unicamp, Unesp, PUC-RS, UPF e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) no Rio de Janeiro.

A iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à internet, por meio de conexão sem fio (wi-fi) dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço. Lançada no Brasil em 2012, reúne instituições de aproximadamente 60 países, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento.

O eduroam tem como objetivo facilitar o roaming da comunidade acadêmica pelo mundo, através das mesmas credenciais utilizadas pelo usuário na sua instituição de origem, através de mais de 8.200 pontos de acesso espalhados pelo mundo. Além da segurança, a facilidade é uma das vantagens da rede, que não requer inúmeros logins e senhas. É necessário apenas efetuar o cadastro na base do serviço e configurar o computador, celular ou tablet para detectar a rede sem fio de forma automática.

O único requisito para ter acesso ao serviço é estar homologado na Comunidade Acadêmica Federada (Café), que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. O processo de adesão compreende os seguintes passos: o envio de documento formal, com a designação do responsável pelo provedor de identidade, para atendimento@eduroam.org.br; e a assinatura do termo de adesão.

Mais informações em portal.rnp.br/web/servicos/eduroam.