Evento no Huap oferece serviços para o público feminino no Dia Internacional da Mulher
5/3/2013

A mulher vem conquistando, nos últimos 40 anos, mais direitos e espaço na sociedade. No entanto, longe de viver a situação ideal, já que muitas ainda sofrem com violência doméstica ou sexual, não possuem igualdade salarial com os homens no mercado de trabalho, possuem pouco acesso à informação sobre planejamento familiar e precisam lidar com o preconceito ainda presente em alguns setores da sociedade. Pensando nisso o Projeto UFF Mulher, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFF, irá realizar em 8 de março um evento aberto ao público em comemoração ao Dia Internacional da Mulher no saguão do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) da UFF, das 10h às 14h, Rua Marquês do Paraná, 303, Centro, Niterói.

As atividades serão voltadas às questões do mundo feminino em áreas como a saúde da mulher, a violência doméstica e sexual, os direitos reprodutivos e sexuais, a educação e a arte. A programação inclui orientações sobre educação alimentar e nutricional, sobre o câncer de mama e a realização do autoexame, a saúde reprodutiva e as doenças sexualmente transmissíveis, o papel da mulher na universidade e informações sobre como agir quando é vítima de violência sexual. O público presente poderá também medir a pressão arterial e a taxa de glicose no sangue, participar das oficinas de dançaterapia, dança circular e de ikebana (arte japonesa de arranjos florais) e relaxar com uma sessão de shiatsu.

A organização é da Coordenação de Difusão e Fomento à Extensão da Proex em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) e o Núcleo de Proteção Social, da Escola de Serviço Social. Outras informações pelos telefones (21) 2629-5192 e 2629-5193.