Foto: Aline Bonifácio
Reitor em reunião com o prefeito Rodrigo Neves e o Comando da Polícia Militar

Autoridades planejam ações conjuntas para a segurança no entorno dos campi da UFF
21/3/2013

Com o objetivo de discutir a implementação de ações conjuntas voltadas para a segurança na região do entorno dos campi da Universidade Federal Fluminense, o reitor Roberto Salles se reuniu na manhã desta quinta-feira, 21 de março, no gabinete da Prefeitura de Niterói, com o prefeito Rodrigo Neves, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, o comandante Wolney Dias Ferreira, do 12º BPM (Niterói), e representantes da Polícia Civil do Estado do Rio Janeiro - subchefia e todos os delegados titulares de Niterói - e da Secretaria de Segurança de Niterói.

Após uma análise da situação da segurança no município, foram apontadas ações integradas entre as forças públicas, com o objetivo de aumentar o patrulhamento nas regiões consideradas críticas. "Houve uma resposta rápida do conjunto dos governos do Estado do Rio e do município de Niterói e da Secretaria de Segurança. O comandante do 12º Batalhão já disponibilizou uma patrulha para permanecer na área que compreende as seguintes unidades: faculdades de Direito e de Economia, o Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs), a Escola de Engenharia e o Instituto Biomédico, além do trajeto entre o Gragoatá e as Barcas", destacou o reitor da UFF.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, haverá um esforço maior de integração entre as forças públicas de segurança em regiões onde há escolas e unidades universitárias. "A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Ordem Pública e da Secretaria de Educação, a partir da primeira semana de abril, vai implantar um projeto 'Patrulha Escolar', com dez viaturas que irão atuar no entorno das unidades escolares de Niterói. A UFF vai ampliar as ações de vigilância interna e a disponibilização de informações para as forças de segurança do Estado", adiantou o prefeito.

Também estiveram presentes ao encontro os diretores de unidades da UFF que estão localizadas em pontos que concentram um maior índice de violência, atingindo professores, funcionários e estudantes.