UFF divulga resultado do concurso de ideias para revitalização do Cinema Icaraí
8/3/2013

Após se reunir entre os dias 4 e 6 de março, a Comissão Julgadora anuncia o resultado do concurso de ideias da Universidade Federal Fluminense para recuperação e revitalização arquitetônica do prédio do Cinema Icaraí. Os avaliadores elegeram como primeira colocada uma equipe formada por estudantes da UFF e da UFRJ, sob orientação da professora Rosina Trevisan Martins Ribeiro, com coorientação de Andrés Martín Pássaro e a consultoria de Maria Lygia Alves de Niemeyer e Patrizia Di Trapano. A ideia vencedora foi elaborada pelos estudantes Bruno Amadei Machado, David Baptista Lima de Mendonça, Lívia Borges Romariz, Natália Asfora Moutinho e Raissa Macedo Gerheim. O grupo será contemplado com um prêmio de R$ 5 mil.

Conheça as ideias da equipe vencedora e das que ficaram em segundo e terceiro lugares:

--> 1º lugar

--> 2º lugar

--> 3º lugar

Criatividade, inovação e, principalmente, a obediência aos critérios de tombamento nortearam a escolha do trabalho ganhador, que também precisou levar em consideração soluções funcionais exequíveis e compatíveis com a questão da acessibilidade. A proposta deveria estar, ainda, em consonância com o programa de necessidades descrito no edital, que prevê sala de música, sala de cinema, sala de exposições e espaço multiuso, além de um centro empresarial.

Inicialmente, foram habilitados ao concurso 11 propostas de intervenção, no entanto, na etapa de julgamento, apenas sete trabalhos foram entregues à comissão julgadora, formada por representantes da Superintendência de Arquitetura e Engenharia (Saen/UFF), do Centro de Artes (Ceart/UFF), do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Prefeitura Municipal de Niterói e de representante da sociedade civil.

As ideias que alcançaram a segunda e terceira colocações também receberão prêmios, de R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente. A comissão também concedeu menção honrosa a uma quarta equipe, que mereceu destaque dentre os concorrentes. A cerimônia de premiação será realizada junto com a abertura de uma exposição com os sete trabalhos inscritos.

--> Confira os nomes dos integrantes das equipes premiadas.

--> Veja o parecer técnico da comissão julgadora.

Ideia escolhida servirá de base para projeto de revitalização

A proposta vencedora do concurso de ideias vai balizar a formulação do termo de referência para contratação do projeto arquitetônico do edifício. O prédio que abrigou o Cinema Icaraí é tombado pela Prefeitura Municipal de Niterói e pelo Inepac e é uma das poucas construções no estilo art-déco ainda preservadas na cidade.

Para o reitor da UFF, Roberto Salles, o complexo cultural deve ser mantido por recursos próprios. “A ideia é tornar o Cinema Icaraí autossustentável, para dar acesso multicultural à população, mantendo o preço baixo e, ao mesmo tempo, sem que a universidade precise aplicar seus recursos. A intenção é que o centro cultural também possa ser alugado para empresas que queiram fazer eventos, já que Niterói é carente de grandes espaços”, avaliou.

Salles acredita que é cedo para falar em prazo de conclusão das obras, pois sua execução dependerá do apoio financeiro de parceiros públicos e privados. Ele adianta que, para a realização da obra, já foi feito um plano de negócios, para ser apresentado ao Ministério da Educação, ao Ministério da Cultura, à Petrobras, e a outras empresas que tenham um viés social de investimento em cultura. “Posso garantir que, seguindo a Lei de Licitações, vamos levar no mínimo seis meses antes de iniciar a obra", afirmou. O reitor estima que a revitalização deva custar pelo menos R$ 45 milhões, o que, na sua avaliação, não é considerado um valor elevado para o porte da obra.

--> Assista ao vídeo: reitor Roberto Salles parabeniza vencedores do concurso.