UFF oferece curso pré-universitário popular para estudantes de baixa renda
20/2/2013

Com o objetivo de preparar estudantes de baixa renda para o exame de acesso às universidades públicas, a UFF lançou novo edital do Pré-Universitário Popular Práxis. Trata-se de um projeto de extensão da universidade, dentro do programa de universalização do ensino superior no Brasil.

As inscrições ocorrem nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro das 17h às 21h. Para se inscrever, os interessados devem ir ao Instituto de Biologia da UFF (antigo prédio de Física) que fica no campus do Valonguinho, ao lado do DCE, no Centro, em Niterói.

Podem participar do processo seletivo pessoas que já tenham concluído o ensino médio ou que estejam com a previsão de conclusão para 2013 e que, além disso, tenham realizados seus estudos em escolas públicas ou em particulares na condição de bolsista. Será necessária, também, a disponibilidade de frequentar as aulas no horário das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 16h no sábado. A renda familiar exigida, dividida pelo número de pessoas da família, deve ser igual ou inferior a R$ 678,00. Para realizar o curso, o interessado deve comprovar a renda e passar por três etapas que passam por inscrição, provas e matrícula.

A primeira etapa consiste na inscrição, entrega de documentos e entrevista, com avaliação socioeconômica dos candidatos. Para essa fase é necessário preencher ficha, entregar duas fotos 3x4, e efetuar pagamento de taxa de R$ 5, além da cópia de toda a documentação solicitada em um envelope com o nome do candidato à vaga. A lista completa pode ser acessada no novo edital do pré-universitário.

Depois de passar pela primeira etapa, os candidatos terão de realizar provas de redação e de matemática, com conteúdo do ensino fundamental e do médio. As provas ocorrerão no dia 26 de fevereiro das 18h às 22h.

Os resultados tanto da primeira quanto da segunda etapas podem ser consultados no mural do Pré Popular Práxis – que fica no mesmo local da inscrição – ou ainda na página do facebook ou no blog do Pré (prepopularpraxisuff.blogspot.com.br). A resposta da primeira fase sai no dia 25 de fevereiro e a da segunda no dia 27 do mesmo mês.

O início das aulas está previsto para o dia 4 de março, às 18 horas, também no Instituto de Biologia. Deverá ser paga uma taxa de R$ 50 que será usada para gastos com material didático do ano, cópia de exercícios entre outros.

--> Confira o edital completo.