5ª edição do ‘Controversas’ reúne mais de 20 jornalistas para discutir temas da área
26/2/2013

A grande reportagem: o jornalismo que não cabe em 140 caracteres é o tema do próximo “Controversas”, evento do curso de jornalismo da UFF que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de março, das 16h às 21h. O evento, organizado pelo Departamento de Comunicação da universidade, sob coordenação da professora Larissa Morais, chega este ano a sua quinta edição. Mais de 20 jornalistas do Rio de Janeiro e de São Paulo darão palestras durante os três dias do evento. Já estão confirmados, entre outros nomes, o repórter especial da Globo News Geneton Moraes Neto, o secretário de redação da Folha de São Paulo Alan Gripp, o repórter investigativo do Fantástico Francisco Regueira, a repórter da Revista O Globo Mariana Filgueiras e o chefe de redação da Rede Record, Dario Leite. Para participar do evento que será gratuito e aberto à comunidade externa, será preciso enviar e-mail para controversasuff@yahoo.com.br solicitando inscrição.

Em cada dia do encontro haverá duas mesas. Na segunda-feira, dia 4 das 16h às 18h30 será discutido o tema “A reportagem investigativa” e das 19h às 21 horas “A cobertura de grandes eventos”. Na terça, os assuntos tratados serão “Jornalismo e literatura” às 16 horas e “A arte da entrevista e a reportagem especial”, às 19 horas. No dia 6 de março, os convidados vão falar sobre o tema “Mercado free lancer”, às 16 horas.

No encerramento do Controversas, será realizado o “Encontro Prata da Casa”, tradicional mesa que conta com a participação de ex-alunos da UFF.

Este ano, o evento trará novidades. Pela primeira vez ocorrerá o Prêmio Controversas de Reportagem, concurso que vai escolher os três melhores textos jornalísticos em tema livre feitos por alunos do curso de Jornalismo, produzidos nos últimos doze meses. Além de receberem certificados, o primeiro colocado ganhará um kindle; o segundo um gravador de voz digital e o terceiro, o livro Dez reportagens que abalaram a ditadura, de Fernando Molica.

Para a coordenadora Larissa Morais, o Controversas é uma oportunidade de troca de experiências. “Não queremos que o evento seja um espaço usado apenas para enaltecer os profissionais de mercado, e sim para conversar com eles, trocar. Esse é o nosso norte”.

O evento, patrocinado pela Fundação Euclides da Cunha, será realizado no Auditório Macunaíma da UFF (Bloco B – Instituto de Letras), Av. Visconde do Rio Branco, sem número, Gragoatá, Niterói. Para outras informações, é possível acessar o blog do Controversas http://controversasreportagem.blogspot.com.br/ ou entrar em contato com Carolina Medeiros medeiros_carol@ymail.com