Treinamento de atendimento de urgência: parceria da UFF com a CCR Ponte
Laboratório de Urgência da UFF e da CCR Ponte fará treinamento inédito para o Bope
24/1/2013

O Laboratório de Urgência, convênio entre a Universidade Federal Fluminense e a CCR Ponte, vai promover um curso de treinamento inédito com policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de janeiro, nas dependências do batalhão especializado, em Laranjeiras, Rio de Janeiro.

Ministrado por professores da UFF que são também médicos e enfermeiros militares da PM e do Corpo de Bombeiros, o curso tem como objetivo aprimorar o atendimento inicial de emergência prestado pelos policiais em locais e contextos de combate militar ou onde sejam utilizados materiais bélicos.

Às orientações já presentes nos cursos de Atentimento Pré-Hospitalar do Laboratório de Urgência serão acrescentadas atividades ligadas à medicina de guerra, que englobarão aspectos da medicina militar e da medicina tática.

O curso será composto por atividades teóricas e práticas e abordará técnicas como exame da vítima; extricação em ambientes hostis e convencionais; resgates rápidos com time tático; técnicas avançadas de imobilização, imobilização tática, imobilização de pessoas desorientadas ou agressivas; balística das feridas; e técnicas de resgate por corda, com descida de vítima consciente e inconsciente.

Criado em 2011, o Laboratório de Urgência é uma parceria entra a UFF e a concessionária CCR Ponte, com apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O objetivo é aprimorar e difundir técnicas e protocolos de atendimento pré-hospitalar entre estudantes, profissionais de medicina e enfermagem e da sociedade em geral.

Com a finalidade de preservar a vida e conscientizar a população para a redução da gravidade dos acidentes e das vítimas do trânsito, o laboratório realiza, ainda, cursos para profissionais que fazem a recepção de pacientes com traumas nos hospitais.