Fotos: Aline Bonifácio
Patrícia Almeida Ashley, Maria Beatriz Costa Soares e Antonio Fernando Lyra da Silva apresentam o evento.

Patrícia Almeida Ashley explica como surgiu a ideia do evento e seu objetivo.

UFF realiza encontro para debater Ambientes, Culturas, Educação e Cidadania
12/12/2012

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) está realizando nesta quarta-feira, dia 12, o 1º Encontro de Diálogos em Ambientes, Culturas, Educação e Cidadania. O evento irá até às 18h, no Auditório Florestan Fernandes, e tem o objetivo de fazer uma reflexão e dialogar sobre os temas do encontro, por meio de palestras e grupos de trabalho.

Para abertura do evento, estiveram presentes o representante da Pró-reitoria de Extensão, Antônio Fernandes Lyra da Silva; a Coordenadora do Programa Ecocidades, Patrícia Almeida Ashley; e a Vice-coordenadora do programa SOS Comunidade, Maria Beatriz Costa Soares.

A idealizadora do evento, professora Patrícia Almeida Ashley, explicou que o encontro foi pensado para promover a reflexão sobre educação ambiental na perspectiva interna da universidade, antes de levá-la para as escolas. Segundo ela, o evento pretende incitar reflexões sobre quais são os atuais projetos, os obstáculos enfrentados e como os temas de ambientes, culturas, educação e cidadania podem ser incorporados ao ensino, pesquisa e extensão.

Antônio Fernandes Lyra da Silva declarou que a extensão universitária é o espaço do pensamento crítico, e que via no 1º Encontro de Diálogos um bom espaço para gerar discussões. “Desejo que esse encontro permita múltiplas reflexões”, completou o professor.

Depois da apresentação do evento, foram realizadas palestras com os professores André Pilon (USP) e Luiz Vergara (UFF). Na parte da tarde, serão realizados, ainda, grupos de trabalho com foco em pesquisa, ensino e extensão. Eles começarão às 14h, seguidos de uma plenária onde os participantes poderão expressar suas reflexões. O encerramento do evento será às 17h30.