Conselho Universitário aprova novo regimento interno para a Orquestra Sinfônica Nacional
13/12/2012

O Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense aprovou, na plenária do dia 28 de novembro, o novo regimento interno da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da UFF. O documento, redigido em conjunto pelos músicos nos três anos que antecedem sua aprovação, normatiza a estrutura da orquestra com base na lei do funcionalismo público e na do músico.

A OSN, que funcionava com um regimento ainda dos anos 1960, originalmente composta por 90 músicos, deverá ampliar seu quadro de vagas, e o seu repertório ganhará novos conceitos musicais. A partir de 1986, a orquestra passou a integrar o quadro da UFF, e hoje é a única orquestra sinfônica no Brasil mantida diretamente por uma universidade.

De acordo com a diretora-presidente da Associação dos Músicos da Orquestra, Andrea Ernest Dias, o regente-residente e não mais titular será escolhido pelos próprios músicos para ocupar o cargo durante dois anos. “Trata-se de uma enorme conquista para a OSN, fruto de intensa mobilização e articulação entre os músicos que a integram e os setores administrativos da universidade”, afirmou a diretora.