Cabeçalho UFF Noticias
Fotos: Luiza Peluso
Momento da palestra de Juan Diaz Bordenave

Auditório atento à palestra de abertura do evento

Seminário Mídia e Cotidiano tem início na UFF
27/9/2012

Com o auditório repleto, teve inicio nessa quarta-feira, dia 26, o 4º Seminário Mídia e Cotidiano: Discursos Midiáticos e Práticas Sociais, iniciativa do programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano da UFF, com a conferência de abertura proferida por Juan Diaz Bordenave, reconhecido internacionalmente como um dos grandes defensores da comunicação participativa, membro do Conselho Nacional de Educação do Paraguai e assessor da Secretaria de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento do seu país.

Participaram da mesa de abertura do evento o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antonio Cláudio da Nóbrega, representante do reitor Roberto Salles; o pró-reitor de Extensão, Wainer da Silveira e Silva; o vice-diretor do Iacs, Carlos Marcondes; a chefe do Gabinete do Reitor, Martha De Luca; a chefe do Departamento de Comunicação Social, Ana Baumworcel, e o coordenador da pós-graduação em Mídia e Cotidiano, Alexandre Farbiarz.

Na sua palestra, Bordenave enfatiza a importância do papel dos comunicadores no desafio da construção do “novo mundo possível”, tendo em conta o enorme poder que exercem neste processo de interação social.

Na perspectiva de um novo mundo possível, afirma que devemos aprender com a Revolução Francesa, que levantou três bandeiras: liberdade, igualdade e fraternidade, sendo que as duas primeiras se converteram em ferramentas políticas e pelas quais muitos morreram, enquanto a fraternidade foi relegada ao âmbito pessoal e às virtudes religiosas. Se acreditamos que outro mundo é possível, devemos acreditar também que outra comunicação é possível. O evento, que conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais em mídia, continua até amanhã, dia 28, com apresentações de grupos de trabalho sobre no Instituto de Letras, Bloco C, Campus do Gragoatá. A programação completa encontra-se no site: www.ivseminariomidiaecotidiano.uff.br.
UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)