Creche UFF celebra 15 anos
27/9/2012

No dia 13 de outubro, a Creche UFF celebra 15 anos. Para comemorar a data, será realizado o evento “Creche UFF 1997-2012: Conquistas e desafios”, que se desdobrará em três atividades a serem realizadas no mês de outubro. A iniciativa conta com a colaboração do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa, Extensão e Estudo da Criança de 0 a 6 anos (Numpec).

A comemoração terá o colóquio “Histórias da Creche UFF e Desafios da Educação Infantil”, nos dias 18 e 19 de outubro, no Auditório Florestan Fernandes, Bloco D do Campus do Gragoatá. Palestras e mesas-redondas abordarão a história e os fazeres da creche. A educação infantil no Brasil também será debatida. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo blog crecheuffcoloquio2012.wordpress.com.
A exposição “Com Olhos de Criança: Arte e Imaginação” apresentará produções artísticas de crianças da creche no Museu do Ingá, em Niterói, entre os dias 11 e 28 de outubro. Serão expostos desenhos, pinturas, construções, colagens e esculturas dos alunos. Além das obras, haverá oficinas interativas para crianças durante a manhã e a tarde. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2717-2919 e 2717-2893.

Uma mostra científica com o tema “Os fazeres da Creche UFF: educação infantil, ensino, pesquisa e extensão” acontecerá de 16 a 19 de outubro na Biblioteca Central, no Campus do Gragoatá. A mostra apresentará pôsteres sobre as atividades de formação profissional, pesquisa e extensão da instituição, além de uma exposição de projetos de trabalho e práticas educativas da equipe da creche.

A Creche UFF foi inaugurada em outubro de 1997 após um longo período de um esforço de pais, alunos e servidores da universidade que reivindicavam um espaço voltado à educação e cuidado dos filhos. A creche articula os eixos de ensino, pesquisa e extensão, e desenvolve uma proposta inovadora de educação infantil. A proposta pedagógica tem como eixos centrais a brincadeira, as diversas linguagens das crianças e a participação infantil.

Localizada no Campus do Gragoatá, em São Domingos, Niterói, a creche recebe filhos de professores, alunos e funcionários da UFF que tenham entre um ano e meio e seis anos de idade. Cerca de 60 crianças são recebidas de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, divididas em três turmas de acordo com afinidade e idade. Nesses 15 anos, cerca de 400 crianças já passaram pela instituição.