Fotos: Daniela Reis
Comissão responsável pela restauração vistoria Cinema Icaraí

Equipe se reúne para debater projetos
Restauração do Cinema Icaraí mobiliza grupo de trabalho na UFF
28/8/2012

Mais um passo foi dado, na manhã desta terça-feira, dia 28 de agosto, com respeito ao projeto da futura restauração do Cinema Icaraí. A comissão designada para gerir essa etapa reuniu-se para discutir estratégias a esse respeito. O espaço faz parte do patrimônio da Universidade Federal Fluminense, desde 2011.

A comissão responsável entre outras atividades formulará o edital para concurso de ideias relativas ao projeto de restauração e adaptação do cinema. Compõem a equipe representantes da Superintendência de Arquitetura e Engenharia (Saen) e da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF.

Em 2008, o prédio foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O fechamento ocorreu em 2006 e desde então foi abandonado e encontra-se bastante deteriorado. O prédio dispõe de uma sala de projeção e de oito apartamentos. O projeto prevê, a curto prazo, a continuidade do cinema, e, a médio e longo prazos, sua transformação em um espaço de arte e cultura para a cidade. A intenção é que ele venha a abrigar o corpo de balé de Niterói, a Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da UFF e grupos alternativos.

Estavam presentes no encontro, o superintendente de Arquitetura e Engenharia, Luiz Augusto Cury; a chefe de Gabinete da reitoria, Martha de Luca; o professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF Gerônimo Leitão; o diretor do Inepac, Paulo Vidal e a consultora da Contécnica Márcia Pinheiro.