UFF realiza minicurso sobre a relação entre as ciências sociais e o cinema
23/8/2012

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (UFF) oferece um minicurso sobre “As ciências sociais e o cinema: uma proposta metodológica para uma análise fílmica”, entre os dias 10 e 12 de setembro, sempre no horário das 10h às 15h. Os encontros serão no Instituto de Letras, localizado no bloco C do Campus do Gragoatá.
O objetivo é oferecer aos estudantes de pós-graduação de variadas áreas das ciências sociais a possibilidade de trabalhar com os objetos dos filmes e refletir sobre a utilização dos audiovisuais. Isso ocorrerá por meio da conexão com outras áreas de conhecimento, como literatura, linguística, geografia, história e sociologia no estudo do gênero.

Nos dois primeiros dias estão agendadas palestras e exposições teóricas seguidas de debates sobre paisagem e romantismo, possibilidades para os exames cinematográficos e a crise da masculinidade no cinema brasileiro dos anos 80. No terceiro dia, haverá práticas de análises fílmicas com a utilização de uma ou várias sequências de filmes, documentários ou programas de televisão.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Pós-Graduação de Estudos de Literatura, na sala 518 do Instituto de Letras. Há uma taxa de matrícula no valor de 20 reais. Outras informações pelo e-mail: nepa@vm.uff.br.