Fotos: Rosane Fernandes
O cabeamento subterrâneo favorece
a despoluição visual e valorizaria
o prédio da Reitoria, em estilo art decó

Fios competem com painel eletrônico da UFF

Presidente da Ampla analisa fotos
da fiação em frente à Reitoria

Mais cinco parcerias marcam encontro da UFF e Ampla
7/8/2012

Na manhã desta terça-feira, dia 7, o reitor da UFF, Roberto Salles, e o presidente da Ampla, Marcelo Llévenes, em reunião com representantes de ambas instituições, trataram de cinco temas relevantes para a universidade e para a cidade de Niterói. “A Ampla é nossa parceira e precisamos ousar”, disse o reitor ao tratar sobre a iluminação e refrigeração da Biblioteca Central do Gragoatá, Rede Metropolitana de Niterói (Metronit), projeto de cabeamento subterrâneo em frente à reitoria, cessão da Casa do Estudante e ampliação de estágios.

Após apresentar o vídeo institucional da universidade, Salles explicou que hoje a UFF tem a maior entrada de alunos nas federais do Rio de Janeiro e que em 2013 serão 9.680 novos estudantes. Marcelo Llévenes se surpreendeu positivamente e parabenizou a instituição. Entretanto, o reitor disse que “no momento não queremos mais crescer, o foco do nosso plano de desenvolvimento institucional para os próximos cinco anos é no aumento da excelência acadêmica, tanto na graduação como na pós-graduação, além da capacitação de docentes e de servidores técnico-administrativos e na questão da sustentabilidade”.

Os dirigentes da Ampla avisaram que houve atraso na licitação do projeto de iluminação e climatização da Biblioteca Central do Gragoatá, porém o contrato será assinado ainda neste mês e que o prazo de execução é para início de 2013. Apesar de o reitor insistir para que o projeto se concretize em dezembro, os técnicos disseram que farão o possível, inclusive com o aval de Llévenes. Eles também explicaram que todas as luminárias e lâmpadas serão trocadas (por lâmpadas mais eficientes) e a biblioteca ganhará uma nova climatização, o que permitirá iluminação e refrigeração com mais qualidade e menos consumo.

Outro tópico discutido foi o cabeamento de fibra ótica para ampliar a Metronit -  uma iniciativa do governo federal, por intermédio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Rede Nacional de Pesquisa (RNP) para expansão da Comep, que é uma rede de cabos de fibras ópticas interligando instituições de ensino e pesquisa em Niterói. Sem finalidade comercial, mas que fomenta a pesquisa, o intercâmbio científico e ações sociais.

Para a ampliação é necessário a utilização de postes da Ampla. Marcelo Llévenes vai rever o projeto e disse que a Ampla tem interesse em compartilhar essa fibra. Entretanto, explicou os problemas da empresa com postes já saturados.

Roberto Salles levou para a reunião fotos que mostram postes e fios em grande quantidade em frente à área da Reitoria. Na ocasião, propôs cabeamento subterrâneo, iniciando por esse trecho. Llévenes disse que o custo é muito alto e que o tema é recorrente em mais de 40 países em que a empresa trabalha. “Em termos de custo é seis vezes maior, mas a manutenção é menor”, afirmou. A proposta do reitor foi de se fazer um projeto piloto, para que no futuro se propague. O que foi prontamente aceito pelo presidente da Ampla, que ofereceu a confecção do projeto sem ônus para a UFF, pois a empresa tem um duto na Rua Miguel de Frias com a Rua Coronel Moreira César, o que facilita a empreitada.

A Casa do Estudante foi outro ponto abordado. O imóvel pertence à Ampla. Está localizada na Rua Visconde do Rio Branco, esquina com a Rua Ernani Melo, próximo ao Campus do Valonguinho e o Instituto Biomédico, e é de interesse da universidade. O reitor também entregou ao presidente uma minuta de convênio para ampliar o campo de estágio de estudantes da UFF na Ampla.

Convênios com universidades - A Ampla está divulgando o convênio de cooperação para disseminação do conhecimento gerado pelo projeto Cidade Inteligente Búzios. O projeto foi iniciado em agosto de 2011 e tem duração prevista até dezembro de 2014. Consiste em construir em Búzios a primeira cidade inteligente da América Latina com soluções em automação de rede elétrica, veículos elétricos, prédios inteligentes, medição eletrônica, geração distribuída, iluminação pública inteligente e principalmente integração social às redes inteligentes com mobilização comunitária, troca de resíduos por descontos nas contas de energia, dentre outras ações.

Os estudantes das universidades que participarem do convênio terão acesso livre às instalações do showroom do projeto e haverá um concurso cultural para premiação anual dos melhores trabalhos acadêmicos com aplicação direta no projeto “Cidade Inteligente Búzios”.