UFF em parceria com CCR Ponte promove ‘Curso de Capacitação em Emergência’
4/7/2012

Estão abertas até o dia 10 de julho as inscrições para o módulo 2 do Curso de Capacitação em Emergência, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Serão disponibilizadas 70 vagas a pessoas da comunidade em geral. O curso inicia em 12 de julho, no auditório da Escola da Engenharia, sala 330, na Rua Passo da Pátria, 156, Campus da Praia Vermelha, das 13h às 18h. As inscrições poderão ser realizadas pelo site www.proex.uff.br

O módulo 2 denominado “Introdução ao Atendimento Pré-Hospitalar em Emergência – APHE” abordará conteúdos teórico-práticos, de modo a tornar acessíveis informações e orientações aos iniciantes no assunto. No início do curso, a Defesa Civil de Niterói dará esclarecimentos sobre como se cadastrar para atuar como voluntário em situações de emergência e como acionar o órgão para realizar vistoria em áreas de risco. Haverá distribuição de cartilhas sobre como agir em casos de deslizamentos e inundações.

O curso é resultado da parceria entre a Escola de Engenharia da UFF, a CCR Ponte (Concessão de Rodovias), o programa “UFF SOS Comunidade”, promovido pela Coordenação de Difusão e Fomento à Extensão, da Proex, e o projeto de extensão “Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urgência — UFF ajudando a salvar vidas” (NEPUr).

Criado em abril de 2010, após as enchentes que prejudicaram moradores de várias comunidades em Niterói, o programa “UFF SOS Comunidade” tem, desde então, desenvolvido diversas ações para prevenção e redução dos riscos e dos efeitos das catástrofes naturais em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Os interessados em obter outras informações sobre o curso poderão entrar em contato pelo e-mail soscomunidade@proex.uff.br ou pelos telefones (21) 2629-5192/ 5193.