Cabeçalho UFF Noticias
Huap alerta para redução nos estoques de Banco de Sangue
6/6/2012

Aproveitando a proximidade do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho, funcionários do Banco de Sangue do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) reforçam a importância da doação e a necessidade de se manter os estoques em dia. Em 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou essa data justamente para reconhecer o papel essencial que os doadores possuem na vida daqueles que dependem de uma transfusão.

De acordo com o Ministério da Saúde, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, nos quais a demanda é maior, a queda nas doações chega a 40 por cento nesta época do ano. Por mês, apenas 1,8 por cento da população brasileira doa sangue, o que contabiliza cerca de 300 mil pessoas. A OMS estima que seria necessário que 4 a 5 por cento da população adotasse a prática da doação para atender a demanda em todo o país.

Podem doar sangue pessoas que tem entre 18 a 65 anos, pesem mais de 50 quilos e estejam com boa saúde. Não é preciso estar em jejum. Recomenda-se apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos e de álcool nas12 horas que antecederem a doação. O banco de sangue do Huap fica na Rua Marquês do Paraná, 300, Centro, Niterói. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para outros esclarecimentos, entrar em contato pelo telefone (21) 2629-9070.

UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)