Ronaldo Coelho

Estudantes da Uerj e da UFF ajudam o ex-presidente a pôr as vestes talares

Reitor Roberto Salles faz oficialmente a outorga do título concedido pela UFF

Reitor Roberto Salles entrega o diploma de Doutor "Honoris Causa" a Lula

Lula e o diploma de Doutor "Honoris Causa" da UFF

Ronaldo Coelho

Reitor da UFF em seu discurso

Mesa solene e plateia no Teatro João Caetano,
no Rio de Janeiro

Lula, a presidente Dilma Rousseff e os reitores

Lula, Dilma e o ministro da Educação,
Aloizio Mercadante

Rosane Fernandes

Reitor Robertor Salles com os estudantes da UFF Leonardo Dias da Fonseca (à esquerda), que ajudou o ex-presidente Lula a pôr as vestes talares, e Silverson Nascimento Cruz, que participou da comissão de honra que acompanhou o ex-presidente em sua entrada solene
UFF concede título de Doutor 'Honoris Causa' a Lula em cerimônia que lotou o Teatro João Caetano no Rio
4/5/2012

Com a plateia lotada no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, a Universidade Federal Fluminense (UFF) concedeu, na manhã desta sexta-feira, dia 4 de maio, o título de Doutor “Honoris Causa” ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em cerimônia conjunta, inédita para essa comenda, participaram a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), cada uma delas também concedendo o mesmo título.

Conduzido por uma comissão de honra ao som da "Bachiana nº 5" de Villa Lobos, entoada por dois adolescentes alunos da Escola de Música Villa Lobos, Lula foi fortemente aplaudido. O ex-presidente foi conduzido por uma comissão de honra composta por membros da comunidade universitária das cinco universidades. O estudante Silverson Nascimento Cruz foi o representante da UFF. Para auxiliar Lula a pôr as vestes talares, características da solenidade, participaram uma aluna da Uerj e o aluno da UFF Leonardo Dias da Fonseca.

A solenidade contou com a presença de autoridades, membros dos Conselhos Universitários das cinco instituições e convidados. Depois de lerem os atos da concessão, os reitores entregaram os diplomas ao agraciado, que recebeu as vestes talares vermelhas, além da samarra e do capelo. Essa nobre comenda é atribuída a personalidades que tenham se destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Em seu discurso congratulatório, Lula declarou ser "uma honra receber essa homenagem conjuntamente, em especial por ser prestigiado pela presença da presidente Dilma Rousseff". Para ele a cerimônia compartilhada se constitui num dia inesquecível. Também destacou a alegria de ser homenageado no Rio de Janeiro, onde disse sentir-se "em casa, como se aqui tivesse nascido e crescido". Mais ainda pelo grande potencial intelectual representado pelas universidades concedentes do título. O ex-presidente declarou que "a maior riqueza do Rio é a sua gente".

O reitor da UFF, Roberto Salles, ao proferir seu discurso, reconheceu o avanço por que as universidades públicas federais passaram durante os dois mandatos de Lula, especialmente com a criação do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). No entanto, ressaltou que esse tempo ainda não foi suficiente para consolidar a autonomia plena das universidades. Para Salles ainda há importantes ações a serem desenvolvidas, com destaque para a necessária destinação de 10% do produto interno bruto (PIB) arrecadado no país, para a educação.

--> Leia o discurso do reitor Roberto Salles na cerimônia.

Compuseram a mesa, além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, o vice-governador, Luiz Fernando de Souza Pezão, o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Paulo Melo, o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente da UNE, Daniel Iliescu, e os reitores da UFRJ, Carlos Levi, da UFRRJ, Ricardo Motta Miranda, da UFF, Roberto Salles, da UniRio, Luiz Pedro San Gil Jutuca, e da Uerj, Ricardo Veiralves.