Representantes da Marinha se reúnem com dirigentes do Huap
Huap recebe visita de representantes da Marinha
24/5/2012

O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) recebeu nesta segunda-feira, 21 de maio, representantes da Marinha do Brasil. No encontro, foi debatida a parceria UFF-Marinha para extensão de projetos e pesquisas voltadas para a área biomédica.

O diretor-médico do Huap, Haberlandh Sodré, destacou a Rede Universitária de Telemedicina (Rute) existente no hospital, que permite a videoconferência entre diversas instituições e a troca de conhecimentos. A Unidade de Pesquisa Clínica, que coordena toda a pesquisa no hospital, também foi lembrada, inclusive pela utilização de célula-tronco para regeneração de ossos.

Dentre as atividades propostas pelos oficiais, está a de proporcionar aos residentes a realização de cirurgias por meio de simuladores. O que para o diretor-geral do Huap, Tarcísio Rivello, seria uma das prioridades, pois é uma carência na residência e proporciona uma visão do futuro desses profissionais.

Na ocasião, foi feito o convite para que representantes do Huap fossem conhecer o Instituto de Pesquisa Biomédica do Hospital Naval Marcílio Dias.

Estiveram presentes o diretor de Saúde da Marinha, vice-almirante Celso Barbosa Montenegro; presidente da Fundação Marcílio Dias, vice-almirante Edson Baltar da Silva; diretor do Hospital Naval Marcílio Dias, Paulo César de Almeida Rodrigues; diretor do Centro de Medicina Operacional da Marinha, José Antônio Rodrigues Cordeiro; diretor do Centro de Análises de Sistemas Navais, contra-almirante Almir Garnier Santos; diretor da Faculdade de Medicina, José Carlos Trugillo, dentre outros.