Projeto 'UFF mulher' inicia sua programação para 2012 no dia 8 de março
28/2/2012

A primeira ação do projeto "UFF Mulher 2012" começa no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Hospital Universitário Antônio Pedro e na Escola de Serviço Social. No saguão do Huap, o público em geral poderá ter acesso a diversas atividades, como aferição de glicose e pressão arterial, aplicação de shiatsu, terapia de florais, massoterapia e reflexologia, auricoloterapia, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), além de oficinas de ikebanas e origami.

No mesmo dia haverá ainda, no saguão do hospital, distribuição de plantas para o autocuidado da saúde feminina e diversas apresentações culturais, todas abertas ao público.

Também no dia 8 de março, a Escola de Serviço Social realiza, às 18h, uma mesa-redonda com o tema "Estudos de Mulheres e Serviço Social", com a presença da professora Suely Gomes Costa, da UFF, que fará uma homenagem póstuma à professora Violeta Campofiorito Saldanha da Gama, falecida recentemente. Haverá também uma grande exposição intitulada "Mulheres e o 8 de Março", organizada pelos projetos "Observatório de Violência contra Mulheres" e "A Universidade e as Mulheres’, ambos de Niterói. A exposição estará aberta à visitação do público no período de 5 a 9 de março.

A coordenação do projeto "UFF mulher" está preparando para todo o ano de 2012 uma programação recheada de atividades voltadas para os cuidados da saúde feminina, com debates acerca das questões da mulher no contexto atual.

O "UFF Mulher", criado em 2010 pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), tem como objetivo promover reflexão e discussões sobre as questões do universo feminino. Em 2011, realizou diversas ações, entre conferências, mesas-redondas, exposições e atividades ao ar livre, que aconteceram em Niterói e Nova Friburgo. A principal proposta desse projeto para 2012 é ampliar seu alcance de atuação, estendendo seu trabalho para as demais unidades fora da sede.