Fotos: Rosane Fernandes

Da esquerda para a direita, procurador-geral do município, Bruno Navega, secretária municipal de Urbanismo, Christina Monnerat, prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, reitor da UFF, Roberto Salles, e vice-reitor da UFF, Sidney Mello

Assinatura do documento

Jorge Roberto Silveira parabeniza o reitor da UFF

Reprodução

Fotos tiradas por morador vizinho ao cinema mostram a falta de telhas e a degradação do prédio
Cinema Icaraí agora pertence à UFF. Desapropriação foi concretizada e marca momento histórico para Niterói
6/12/2011

Agora sim, a população niteroiense já pode comemorar: o Cinema Icaraí pertence à Universidade Federal Fluminense (UFF) a partir de hoje, 6 de dezembro de 2011. Foi assinado pelo reitor Roberto Salles e o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, no fim da tarde desta terça-feira, dia 6, o convênio de colaboração entre a UFF e a prefeitura, no processo de desapropriação do Cinema Icaraí e sua incorporação ao patrimônio da universidade.

A UFF vai transformá-lo em um espaço cultural para a universidade e para os moradores de Niterói. Pretende-se a curto prazo dar continuidade ao cinema, e a médio e longo prazo, transformá-lo num espaço de arte e cultura para a cidade. Também abrigará o corpo de balé de Niterói, a Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da UFF e grupos alternativos, informou Salles.

O reitor da UFF vem há quase dois anos trabalhando para que isso fosse efetivado. Primeiro precisou aguardar a avaliação do imóvel pela Caixa Econômica Federal (CEF) e depois conseguir a verba no Ministério da Educação (MEC), liberada desde agosto deste ano.

O poder municipal de Niterói publicou hoje o decreto nº 11.060/2011, que define como de utilidade pública para fins de desapropriação. Agora a UFF vai repassar os R$ 10,6 milhões - de acordo com avaliação da CEF - ao município e a prefeitura completará o valor de R$ 6.536.700, totalizando o montante de R$ 17.136.700, valor de ressarcimento ao ex-proprietário do imóvel, Fernando Policarpo, devido ao que pagou referente ao Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e também pela valorização do imóvel, conforme legislação vigente.

O prefeito Jorge Roberto afirmou diante da imprensa, em seu gabinete, que "agora está garantido, está sacramentado, temos recursos para fazer isso, e é da UFF e a universidade vai administrar. Quem ganha é a população de Niterói".

O reitor enfatizou que "se não fossem os esforços e a sensibilidade do ministro Fernando Haddad hoje não estaríamos comemorando essa conquista que, além de Niterói, é, também, de São Gonçalo e adjacências."

O procurador-geral do município, Bruno Navega, disse que até a próxima semana a escritura já estará em nome da UFF. Salles explicou que tão logo isso aconteça a universidade deslocará vigilantes para restabelecer a ordem no local.

Ainda segundo o reitor, será aberto concurso entre os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFF para selecionar o melhor projeto de recuperação do espaço, cumprindo os objetivos propostos pela universidade. "Levarei o projeto selecionado à Petrobras, Ministério da Cultura, BNDES, dentre outros, a fim de captar recursos para a reforma", concluiu.