Alberto Rodrigues

Entrada do Cinema Icaraí, em Niterói,
próximo à Reitoria da UFF

Rosane Fernandes

Em audiência na quarta-feira, reitor da UFF, Roberto Salles, é informado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, de que a verba já está disponível

UFF comprará Cinema Icaraí
2/9/2011

O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu nesta quarta-feira, 31 de agosto, em seu gabinete em Brasília, o reitor da UFF, Roberto Salles, e informou que a verba para a compra do Cinema Icaraí já está na conta da UFF. São R$ 10,6 milhões, de acordo com a avaliação da Caixa Econômica Federal (CEF).

Salles já conversou com Fernando Policarpo, proprietário do imóvel, e aguarda sua resposta. Construído na década de 1930, em Niterói, o prédio está tombado e nenhum empreendimento imobiliário poderá modificar o local. Ao adquirir o imóvel, a UFF vai transformá-lo em um espaço cultural para a universidade e para os moradores de Niterói. Continuará sendo cinema, abrigará a Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da UFF e será polo de inúmeros eventos.

A tão esperada compra do imóvel por parte da comunidade universitária tem pautado a agenda do reitor Roberto Salles há mais de dois anos em Brasília. A obra tem estilo art déco e compõe um importante conjunto arquitetônico com o prédio da Reitoria, em Icaraí, Niterói. Ícone na história da cidade, marcou várias gerações e com a aquisição continuará servindo de palco para as artes e cultura.

Roberto Salles anunciou que abrirá concurso entre os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFF para selecionar o melhor projeto de recuperação do espaço, atendendo os objetivos propostos pela universidade. "Levarei o projeto selecionado à Petrobras, Ministério da Cultura e BNDES, a fim de captar recursos para a reforma e a universidade colocará seguranças para restabelecer a ordem no local", afirmou.