Fotos: Rosane Fernandes

Fila de espera para abertura do restaurante

Reitor se servindo

Refeições servidas passam pelo controle de nutricionistas responsáveis pelo cardápio

Comida servida na inauguração

Da esquerda para a direita: Vangelina Lins, Leila Sanches, Maria de Fátima Alcântara, Roberto Salles, Ângela de Almeida e Cláudia Macedo

Fotos: Ronaldo Coelho

Entrada do guichê inaugurado
no Campus do Gragoatá

Guichê para venda de tickets com mais segurança

Inauguração do guichê do Campus do
Gragoatá no dia 26 de maio

Restaurante da Reitoria é reinaugurado
14/6/2011

Reinaugurado nesta terça-feira, 14 de junho, o restaurante da Reitoria, que esteve fechado para reforma da infraestrutura desde março deste ano, recebeu melhorias no refeitório, na cozinha, no vestiário e no banheiro. Além disso, todas as instalações elétricas foram refeitas.

Com objetivo de oferecer melhor atendimento aos servidores, alunos e funcionários, as instalações estão mais modernas. O espaço oferece 220 refeições diárias e conta com refrigeração própria, dois balcões térmicos (frio e quente), máquina de lavar bandeja e freezer. As refeições passam pelo controle de uma equipe de nutricionistas responsáveis pelo cardápio do restaurante, que também busca atender às reivindicações do público vegetariano.

O cardápio da reinauguração foi composto de salada, arroz, feijão, batata sauté e filé de frango acebolado, com suco de goiaba e laranja de sobremesa. "A comida vai melhorar, estamos implementando novos cardápios, com inclusão de fibras", disse Ângela de Almeida, coordenadora de Gestão de Moradia Estudantil e Restaurante Universitário da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).

Vangelina Lins, nutricionista da Divisão de Alimentação e Nutrição e responsável pela introdução das fibras – como farinha de linhaça, farelo de trigo, granola e aveia – diz que a proposta é que todos os restaurantes da UFF adotem o novo cardápio em breve. "Os frequentadores serão orientados sobre a quantidade certa de fibras a ser ingerida para uma alimentação mais saudável", disse Vangelina.

O reitor Roberto Salles esteve presente na reinauguração, almoçou com os presentes, parabenizou a equipe e demonstrou satisfação com o novo ambiente: “É um processo que se iniciou há quatro anos, um trabalho em equipe, onde todos estão engajados em fazer melhorias”.

O preço das refeições continua o mesmo. O valor para funcionários é R$ 1,54; para alunos, R$ 0,70; para estudantes com meia bolsa, R$ 0,35; e alunos isentos não pagam. O restaurante fica no prédio anexo, nos fundos da Reitoria e funcionará das 12h às 13h30 no sistema de self-service.

Novos restaurantes universitários

Segundo Salles, o próximo restaurante a ser inaugurado será o do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap).

Na Faculdade de Veterinária, o restaurante já foi reformado e reaberto no início do semestre letivo. À medida que aumenta o número de alunos na UFF, novos projetos de expansão vão sendo solicitados à Superintendência de Engenharia e Projetos (Suep), como o caso do restaurante da Praia Vermelha, inaugurado em abril de 2010 e projetado para 300 refeições diárias, mas que, um ano depois, já oferece 700 refeições por dia.

Em Santo Antônio de Pádua, já foi solicitado estudo para um projeto de restaurante que será construído no terreno cedido pela prefeitura.
Foi solicitado, igualmente, um projeto de expansão para o restaurante do Gragoatá, que inclui climatização da cozinha e refrigeração da área onde são servidas as refeições.

Inaugurado guichê do restaurante do Gragoatá

O restaurante universitário do Campus do Gragoatá tem novo guichê de venda de tickets, localizado na entrada da Divisão de Alimentação e Nutrição (DAN), antiga DOA. A proposta de venda de tickets no guichê foi decidida após o primeiro assalto ocorrido no restaurante universitário, em dezembro de 2010.

Segundo Ângela de Almeida, essas ações visam melhorar o atendimento aos alunos e aumentar a segurança dos funcionários da universidade.