Cabeçalho UFF Noticias




Tabela do Brasileirão 2011 desenvolvida por UFF e UFMG tem clássicos estaduais nas últimas rodadas
18/3/2011

Realizar quase todos os clássicos estaduais nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2011 é o novo critério incorporado ao programa de construção de tabelas de eventos esportivos desenvolvido por especialistas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A tabela deve satisfazer a mais de 40 critérios, envolvendo aspectos esportivos, técnicos, geográficos, financeiros, logísticos e de equilíbrio e segurança.

O novo critério foi definido pela CBF após muitas críticas da imprensa e de torcedores à falta de motivação de algumas equipes em certos jogos das rodadas finais. Com a realização de clássicos estaduais no fim da competição, a expectativa é de que um time entre motivado para enfrentar um rival local, mesmo não tendo mais nada a almejar na competição, que também é classificatória para torneios sul-americanos. Estão programados para a última rodada, por exemplo, Vasco x Flamengo, Botafogo x Fluminense, Corinthians x Palmeiras, Cruzeiro x Atlético-MG e Internacional x Grêmio.

O campeonato tem 20 times, que jogam entre si no sistema de pontos corridos, uma vez em seu campo e outra no campo do adversário. São 38 rodadas, de maio a dezembro. A tabela completa do Brasileirão 2011 será divulgada pela CBF na próxima terça-feira, dia 22. A tabela básica foi divulgada esta semana, com os jogos de cada rodada, mas ainda sem definição de data e horário, além de estádio em que serão realizadas algumas partidas.

--> Consulte a tabela básica.

O software - Usado nos últimos três anos para a confecção da tabela, o programa foi criado pela equipe de Otimização e Logística de Eventos Esportivos, liderada por Celso Carneiro Ribeiro, professor titular do Instituto de Computação da UFF, e pelo professor Sebastian Urrutia, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. "As tabelas construídas pelo software para os campeonatos de 2009 e 2010 revelaram-se extremamente equilibradas", diz Ribeiro.

Ele afirma que seria "praticamente impossível" criar manualmente uma tabela assim, que satisfaz a mais de 40 critérios, o que ilustra o sucesso do software. "Poucos países e confederações de esportes profissionais no mundo dispõem desse tipo de ferramenta. O mesmo tipo de tecnologia é empregado nas áreas de projeto de redes de telecomunicações, transporte de cargas, roteamento de veículos e planejamento da operação energética", explica.

A equipe dos professores Celso Ribeiro e Sebastian Urrutia trabalha em diversos problemas de otimização em esportes, entre eles o cálculo do número de pontos necessários para que um time se classifique em um torneio e a montagem da escala de árbitros de uma competição.

Para fornecer a tabela mais equilibrada e vantajosa, o software é baseado em uma técnica chamada programação linear inteira e oferece bastante flexibilidade aos usuários. Um modelo matemático descreve as restrições do problema e a função a ser otimizada por um conjunto de equações lineares com variáveis binárias de decisão. São empregados algoritmos de cortes e técnicas de decomposição para resolver o modelo matemático.
UFF Notícias - Núcleo de Comunicação Social (Nucs)