UFF entre as melhores: 3ª maior universidade federal e 6ª maior pública do país em número de estudantes
23/2/2011

A Universidade Federal Fluminense figura entre as 20 maiores instituições de ensino superior do Brasil em número de matrículas presenciais de ensino de graduação, tendo avançado da 32ª posição (em 2008) para a 16ª (2009). É o que indica o resultado do Censo da Educação Superior 2009, realizado pelo Ministério da Educação, ao qual o jornal Folha de S. Paulo teve acesso, publicado nesta terça-feira, 22. De acordo com o Censo, a UFF passou a ser a sexta maior universidade pública e terceira maior federal do país.

--> Consulte a lista completa.

O Censo da Educação Superior é o principal instrumento de coleta de informações sobre a educação superior no Brasil, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Além do número de matrículas, são os padrões de qualidade e as informações do Inep que subsidiam a formulação e o acompanhamento das políticas e programas da educação superior do Brasil, além de integrar métricas de avaliação de organismos internacionais.

Com base no Índice Geral de Cursos (IGC), consideradas as avaliações dos últimos três anos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), além do nível de titulação e regime de trabalho dos docentes e somados à opinião dos estudantes quanto à infraestrutura institucional, a UFF obteve o quarto lugar entre as instituições localizadas no Estado do Rio de Janeiro, considerando-se os seguintes cursos de graduação: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia e Documentação, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Ciências Econômicas, Estatística, Psicologia, Relações Internacionais e Turismo.

Na avaliação trienal 2007-2009 da Capes sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), divulgada em setembro de 2010, também se revelou o bom desempenho da UFF, com nove programas que subiram de conceito: História, Física, Geografia, Educação, Economia, Sistemas de Gestão, Ciência Política, Patologia e Psicologia.

Em se tratando de organismos internacionais, o Webometrics Ranking Web of World Universities, que investiga semestralmente mais de 20 mil universidades no mundo inteiro e é promovido pelo maior grupo de pesquisa pública da Espanha, aponta a UFF entre as 20 mais bem classificadas do país e da América Latina e como a 516ª instituição de ensino superior melhor qualificada do mundo. O relatório considera o desempenho global e a visibilidade das instituições na web - o volume e a qualidade das suas publicações eletrônicas.

UFF Notícias - Núcleo de Comunicação Social (Nucs)