Cabeçalho UFF Noticias

Huap recebe doação de sangue para ajudar as vítimas da Região Serrana
14/1/2011

O Hospital Universitário Antônio Pedro está recebendo doações de sangue, com a intenção de auxiliar na situação emergencial dos acidentados de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, além de manter o atendimento regular de seus pacientes.

Segundo a chefe do setor de hemoterapia do Huap, Olga Maria Diniz Pereira, foi percebido um aumento do número de pessoas que procuraram o Hemocentro do Huap para ajudar as vítimas das chuvas.

Segundo Olga Pereira, para manter um estoque adequado, o ideal é que o banco de sangue do hospital receba 30 doações diárias, no entanto, em caso de catástrofes como esta, quanto mais doadores, melhor.

"As pessoas devem se conscientizar de que a doação de sangue é uma necessidade o ano todo e não só em situações de emergência como a que a cidade de Niterói sofreu no ano passado", diz a médica, referindo-se ao morro do Bumba e a outras localidades atingidas pelas chuvas.

Para doar sangue é necessário levar documento de identidade com foto; estar bem de saúde; ter idade entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50 quilos; não estar em jejum, embora evitando alimentos gorduroso; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e, no caso das mulheres, não estar grávida ou amamentando.

As doações podem ser feitas no Hemocentro do Huap, na Rua Marquês do Paraná, nº 303, Centro, Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2629-9063.

UFF Notícias - Núcleo de Comunicação Social (Nucs)