Capa da cartilha, que informa ao aluno quais
os tipos mais comuns de plágio e em que situação eles ocorrem e ensina a forma correta
de escrever um texto científico

UFF tem agora uma 'Cartilha sobre plágio acadêmico'
26/11/2010

Num trabalho inédito, o Departamento de Comunicação Social da UFF acaba de lançar a "Cartilha sobre plágio acadêmico", com o objetivo de explicar aos alunos o que é exatamente o plágio e quais as implicações ético-legais desse tipo de expediente, tão utilizado hoje em dia no ambiente universitário, dizem os autores.

--> Consulte a "Cartilha sobre plágio acadêmico".

Produzida pela Comissão de Avaliação de Casos de Autoria do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs) da UFF, a cartilha, acessível, na íntegra, no link acima e também na página principal da UFF, não apenas informa ao aluno quais os tipos mais comuns de plágio e em que situação eles ocorrem, como ensina a forma correta de escrever um texto científico, fazendo citações sem violar os direitos autorais de outros.

Engana-se, diz a cartilha, "quem pensa que só faz plágio quem copia, palavra por palavra, um trabalho inteiro, sem citar a fonte de onde tirou". A publicação explica quais são os tipos mais comuns de plágio e cita os artigos dos códigos civil e penal onde estes crimes estão definidos.

Segundo a cartilha, "o plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa". Isso é crime e tem suas implicações cíveis e penais, para as quais o desconhecimento da lei não serve como desculpa, uma vez que as leis são públicas e explícitas, dizem os autores.

Para os professores Guilherme Nery, Ana Paula Bragaglia, Flávia Clemente e Suzana Barbosa, membros da comissão, a cartilha poderá ser um ótimo auxílio a toda comunidade acadêmica zelosa de sua produção científica.

UFF Notícias - Núcleo de Comunicação Social (Nucs)