‘Gramsci e os movimentos populares’: pensamento de teórico é tema de seminário
16/7/2010

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (Nufipe) promoverá dos dias 13 a 16 de setembro o Seminário Internacional Gramsci e os Movimentos Populares. O núcleo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, sob a coordenação do professor Giovanni Semeraro.

Professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Educação ou na área de ciências humanas podem apresentar trabalhos, com inscrição até dia 30 de julho.

A proposta do encontro é fazer uma análise e debater como os pensamentos de Gramsci foram assimilados pelos movimentos populares nos últimos 40 anos. Além disso, propõe discutir como essas ideias foram processadas, a fim de elaborar uma visão própria de sociedade e apresentar um plano alternativo de mundo.

O seminário conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF, Faculdade de Educação, Instituto Italiano per gli Studi Filosofici, Grupo de Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação – Procad Amazônia e com o Diretório Acadêmico Anísio Teixeira. Outras informações e inscrições no site www.nufipeuff.org.

UFF Notícias - Núcleo de Comunicação Social (Nucs)