Cabeçalho UFF Noticias
Fotos: Geisa Maria

O reitor Roberto Salles entre os professores Regina Bienenstein e Vinícius de Moraes Neto


Mesa-redonda das universidades

UFF participa do Fórum Urbano Mundial
25/3/2010

Representando as instituições brasileiras de ensino superior na quinta edição do Fórum Urbano Mundial, promovido no Rio de Janeiro pela Organização das Nações Unidas (ONU), e abrindo a mesa-redonda das universidades, o reitor da UFF, professor Roberto Salles, ressaltou a importância das universidades em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão na abordagem dos "Desafios para as Universidades no Avanço da Sustentabilidade Urbana".

No discurso de abertura, Salles enfatizou a relevância do tema, constatando que um bilhão de pessoas no mundo vivem em assentamentos precários e mais da metade da humanidade ocupa espaços urbanos. Destacou que a UFF, em parceria com a ONU-Habitat, tem atividades de monitoramento das condições urbanas (sociais, econômicas, espaciais e ambientais) e, também, quanto aos impactos da implantação do Polo Petroquímico no Estado do Rio de Janeiro. Presentes também à mesa, os professores Regina Bienenstein, coordenadora do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da UFF (Nephu) e Vinícius de Moraes Neto, pesquisador do mesmo núcleo.

O Fórum Urbano Mundial, promovido no Rio de Janeiro pela Organização das Nações Unidas, já no terceiro dia de realização com mais de 80 atividades programadas, com o plenário lotado, reuniu representantes de universidades da Europa, América do Norte, Austrália, Ásia, África, Caribe, Nova Zelândia e, com maior expressividade, América do Sul.

Em pauta, a reflexão sobre as oportunidades e os desafios das universidades na promoção do desenvolvimento urbano sustentável. Um esforço coletivo de busca e convergência de ideias e soluções que possam se traduzir em ações e resultados substanciais do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

UFF Notícias - Núcleo de Comunicação Social (Nucs)