Fotos: Rosane Fernandes

Público lota jardim da Reitoria

A OSN deu início ao espetáculo que emocionou Niterói

Maestro convidado, Henrique Morelenbaum agradece os aplausos

Ao término da apresentação da OSN, reitor Roberto Salles homenageou maestro Henrique Morelenbaum

Coral do Ceim da UFF entoou canções natalinas

Iluminação de Natal da Reitoria foi acesa enquanto o coral se apresentava, junto com servidores nas sacadas
Concerto no jardim da Reitoria emociona Niterói iniciando festividades do Jubileu de Ouro da UFF
21/12/2009

No dia 18 de dezembro, aniversário de 49 anos da Universidade Federal Fluminense, a Reitoria da UFF abriu seus portões à população niteroiense e deixou o espírito de Natal invadir seu jardim. A festa, que teve início no fim da tarde, fez parte das primeiras comemorações em celebração ao Jubileu de Ouro da universidade no próximo ano.

Com um grande palco montado no jardim da Reitoria, centenas de pessoas de todas as idades se reuniram para assistir às duas apresentações programadas da noite: a da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da UFF, com o maestro convidado, Henrique Morelenbaum, e a do Coro de Câmera do Centro de Estudo e Iniciação Musical (Ceim) da UFF. Além disso, o evento também marcou a inauguração da iluminação de Natal do prédio.

Quando a OSN começou seu ensaio, o jardim já estava cheio. As cadeiras colocadas na estrutura montada para a ocasião foram rapidamente ocupadas. Deficientes físicos e idosos tiveram fácil acesso, graças às rampas devidamente instaladas. Nas laterais do palco, dois telões para projeção permitiram que mesmo quem estivesse de longe pudesse acompanhar o espetáculo sem perder nada.

Os telões também foram utilizados para transmitir o pronunciamento do reitor Roberto Salles à comunidade de Niterói. “O Jubileu de Ouro é um momento muito importante. Nossa população vai poder conhecer tudo o que é feito na universidade”, afirmou, no vídeo. A assistente administrativa Deuza de Souza, 53 anos, concorda. “A universidade garante uma formação de qualidade para que todos tenham oportunidade, então temos de mostrar isso.”

Às 7h30, a OSN começou o seu concerto. O maestro Henrique Morelenbaum agradeceu e deu os parabéns à universidade antes de começar a apresentação. Com renome internacional, o regente foi professor titular da Escola de Música da UFRJ e é membro da Academia Brasileira de Música.

Na abertura, foi executada a belíssima “Fuga das Bachianas Brasileiras nº 7”, de Heitor Villa-Lobos. A música vigorosa do compositor brasileiro impressionou o público e atraiu mais alguns, incluindo moradores dos prédios vizinhos, que se aglomeraram nas janelas, e os que passavam pela Rua Miguel de Frias. Para o servidor aposentado, mas que ainda atua, Ivanir Soares, 75 anos, o evento não poderia ser mais especial, “Trabalho no setor da orquestra e estou emocionado em participar de um momento como este.”

Em seguida, foi executado o “Medley de Cantos Natalinos”, de Arthur Harris, e “Christmas Festival”. Os clássicos natalinos foram a trilha sonora para o momento em que a iluminação foi acessa, logo ao pôr-do-sol. O prédio da Reitoria agora exibe todas as noites estrelas amarelas e luzes azuis. No topo, junto ao famoso relógio, ainda há pequenas luzes brancas que se acendem e apagam rapidamente, como se cintilassem. Além disso, as topiarias do jardim estão cercadas de piscas-piscas.

Depois do término do show da Orquestra Sinfônica Nacional, foram apresentados dois vídeos nos telões adjacentes ao palco. O primeiro mostrava imagens exclusivas da UFF, durante toda a sua história. Logo em seguida, outro vídeo foi apresentado, com fotos antigas da cidade de Niterói em consonância com a UFF, enchendo o público de nostalgia.

Logo após, o Coral de Câmara do Ceim, regido por Luiz Carlos Peçanha, subiu ao palco com seus 20 componentes. Nesse momento, a iluminação de Natal da Reitoria se acendeu, e vários servidores apareceram nas sacadas do prédio principal, preenchendo todos os andares e cantando canções natalinas.

Com esse ambiente iluminado, o coral iniciou sua apresentação com a canção “Jesus, Alegria dos Homens”, com arranjo do coro final da “Cantata 147”, de Johann Sebastian Bach.

Uma forte chuva que caiu sobre Niterói interrompeu o espetáculo. Mas a abertura das comemorações do cinquentenário da UFF não poderia ter brilhado mais.

UFF Notícias - Núcleo de Comunicação Social (Nucs) - 2009