Ronaldo Coelho
O reitor Roberto Salles, seguido do vice-reitor Emmanuel de Andrade, atravessa o Teatro da UFF, iniciando a cerimônia

Alunos do Coluni e da Creche da UFF participaram da cerimônia

Rosane Fernandes
Mesa solene com ex-reitores, ex-vice-reitores, pró-reitores, superintendentes e autoridades convidadas

Rosane Fernandes

Vereador Padre Wilde Ricardo entrega aos professores Roberto Salles e Emmanuel de Andrade as moções da Câmara Municipal

Rosane Fernandes
Roberto Salles destacou a importância de refletir sobre o futuro da universidade

Ronaldo Coelho
No encontro inter-religioso, representantes de diversos credos fazem juntos uma oração

Ronaldo Coelho
Solenidade reuniu, de forma inédita na UFF, dez ex-reitores e ex-vice-reitores

Universidade Federal Fluminense dá início às comemorações de seu Jubileu de Ouro
18/12/2009

No dia em que comemora seu aniversário de 49 anos, a Universidade Federal Fluminense inicia o ano de festividades em comemoração do Jubileu de Ouro da instituição, que ocorrerá em dezembro de 2010. A cerimônia de abertura ocorreu no Teatro da UFF, na Reitoria, às 9h desta sexta-feira, 18 de dezembro.

O evento teve a participação do reitor Roberto Salles; do vice-reitor Emmanuel de Andrade; dos pró-reitores da Proppi, Antonio Cláudio Nóbrega, da Proex, Fábio Barbosa, e da Proac, Sidney Mello; do superintendente de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio, Mário Ronconi, dentre outros.

Fato inédito na história da UFF, foram reunidos dez ex-reitores e ex-vices-reitores. Além deles, membros dos Conselhos Superiores também marcaram presença na celebração que atraiu servidores, professores, alunos e pessoas da comunidade.

Representante dos docentes da universidade, a professora Rita Paixão, do Instituto Biomédico, proferiu o discurso de abertura. Ela relembrou a trajetória da UFF desde sua criação na década de 1960 até os dias atuais. Durante a apresentação, homenageou as pessoas que fizeram a história da instituição. “Utilizando o neologismo de Mia Couto, autor moçambicano, pedimos as forças deste mundo e de outros mundos para que a nossa UFF continue ‘abensonhada’ ”, disse, finalizando seu discurso.

O Coral Cantar é Viver da Associação de Professores Inativos (Aspi) da UFF, sob a regência do maestro Joabe Ferreira, fez uma apresentação que emocionou os presentes, com músicas como “Terra Seca”, de Ary Barroso, e canções natalinas, dentre outras. Ao fim da primeira parte da cerimônia, os alunos do Colégio Universitário (Coluni) Geraldo Reis da universidade e da Creche da UFF, que dividiram o palco com o reitor e demais autoridades, entregaram a cada uma delas uma lembrança da comemoração.

Na sequencia da programação, na mesa de abertura formada por autoridades civis, religiosas e da universidade, o ex-reitor da UFF e atual secretário de Ciência e Tecnologia do município de Niterói, José Raymundo Martins Romêo, falou sobre a importância da UFF. “Nós, que aqui estamos, podemos desaparecer no tempo, mas a universidade permanecerá pelo seu passado, seu presente e por tudo que há de fazer pela história desse país”, frisou. O vereador Padre Ricardo entregou ao reitor Roberto Salles uma moção de Congratulação da Câmara Municipal pelo Jubileu de Ouro. “Essa outorga reconhece a importância fundamental da UFF para a nossa cidade”, explicou.

Representante do MEC no estado, o ex-reitor Cícero Mauro Fialho Rodrigues trouxe o abraço do ministro da Educação, Fernando Haddad. Em seu discurso, ele agradeceu a universidade pela sua formação pessoal e ressaltou o espaço da instituição na construção do cidadão. “É aqui que experimentamos atitudes e emoções que não experimentamos em nenhum outro lugar. A ciência que produzimos aqui é pano de fundo para tudo que vivemos”, ressaltou.

O vice-reitor Emmanuel de Andrade celebrou o jubileu da UFF demonstrando expectativa com o futuro da universidade. “Temos de desejar ardentemente que a UFF, através da sua missão, possa contribuir para que a justiça e a paz se abracem e que o mundo seja melhor do que agora.”

Homenageando a história da universidade, o reitor Roberto Salles lembrou de momentos importantes da instituição e também falou sobre as perspectivas para o futuro, com o fortalecimento das pós-graduações e a valorização dos profissionais. “A celebração do jubileu ultrapassa as festividades para constituir-se em um espaço de reflexão sobre a sua continuidade”, afirmou.

Ao término da cerimônia, teve início a celebração inter-religiosa, que reuniu representantes de todos os credos, que desejaram paz e fraternidade no ano que chega.

UFF Notícias - Núcleo de Comunicação Social (Nucs) - 2009