Obsoleto Radoc sai de cena e estreia o RAD, mais moderno e eficiente
11/9/2009

O arcaico Relatório Anual dos Docentes (Radoc), que todos os professores da UFF são obrigados a preencher anualmente, vinha sendo utilizado, quase sem modificação, desde 1994, para atender às exigências do Tribunal de Contas da União quanto às atividades da universidade.

Modernizar esse sistema, que rodava num programa anterior ao Windows e cujos relatórios eram enviados ainda em disquetes, era o grande desafio, disse o coordenador de Gestão da Informação, setor da Pró-Reitoria de Planejamento, José Marcio Lima, responsável pela recepção e consolidação dos dados.

Os novos relatórios, relativos a 2009, já serão gerados no novo sistema, o Relatório Anual dos Docentes (RAD), que vai estar disponível na internet e poderá ser preenchido por qualquer professor, de casa, do trabalho ou de onde ele estiver. E com a grande facilidade de cortar e colar, impossível no sistema anterior.

O novo programa, desenvolvido pelo NTI, a pedido da Coordenadoria de Gestão da Informação, contempla o modelo antigo e agrega muitas outras informações, com a vantagem de estar integrado a outros bancos de dados.

Na internet, ainda em setembro

O RAD já está em fase de teste nos departamentos de Bromatologia e Tecnologia Farmacêutica, da Faculdade de Farmácia, e de Matemática Aplicada e de Análise, do Instituto de Matemática. Os usuários terão até o dia 18 de setembro para tirar dúvidas, e a intenção é que o sistema seja lançado na internet no dia 28 de setembro, para toda a universidade. O preenchimento do RAD é dividido em dois momentos – um do departamento, que informa os seus projetos de pesquisa, ensino e extensão, e outro, do próprio professor, que entra com o login, que é o número do Siape, e a senha, que é a mesma que ele usa para preencher o diário de classe. Uma vez preenchido, é só gravar e salvar.

A partir da implantação do RAD, será possível saber as linhas de pesquisas da UFF, a quantidade de projetos, o tipo de financiamento, o montante, a data de aprovação, o nível acadêmico de todos os colaboradores, de maneira a atender às demandas de todos os setores da universidade.

Haverá também informações adicionais sobre o corpo docente. Na seção “Meus Dados”, por exemplo, que o antigo sistema não disponibilizava, o professor deverá colocar sua área de conhecimento, seu e-mail e se é portador de necessidade especial, outra informação de que a universidade não dispunha. O RAD informará, inclusive, onde o professor fez sua pós-graduação, que não existe em nenhuma outra base.

É preciso ter registradas todas as atividades do corpo docente, durante todo o ano, mas fazer isso com os cerca de 90 disquetes, era uma tarefa quase impossível, afirmou José Marcio Lima. A partir de dezembro, segundo ele, também a atividade “aula na pós-graduação” já estará disponível, assim como na graduação. Por estar integrado com o sistema acadêmico, ao nome do professor já estarão agregadas as informações sobre carga horária, disciplinas, turmas, ementas, número de alunos, dentre outras, e a única necessidade de digitação será quanto à carga horária acessória, que é o tempo de preparação de aulas.

A ideia, informou o coordenador, é, com o tempo, sofisticar o RAD, porém o mais importante, no momento, era tirar o sistema do disquete.

UFF Notícias - Núcleo de Comunicação Social (Nucs) - 2009