Rosane Fernandes

Diretora do Instituto de Letras, Lívia Reis; Silviano Santiago; reitor da UFF, Roberto Salles; e vice-reitor da UFF, Emmanuel Andrade, na mesa solene da cerimônia de outorga do título

Silviano Santiago, Professor Emérito da UFF,
em seu discurso
Silviano Santiago recebe título de Professor Emérito da UFF
2/6/2009

O poeta, ensaísta, romancista, contista e professor Silviano Santiago, mineiro de Formigas, recebeu ontem, 1º de junho, o título de Professor Emérito da UFF, em cerimônia no Teatro da UFF.

Três vezes vencedor do Prêmio Jabuti, Santiago é autor de livros como "Em liberdade" e "Stella Manhattan", ambos temas constantes em teses de mestrado e doutorado nas universidades brasileiras, latino-americanas e norte-americanas. É também autor de "Uma história de família", "Viagem ao México", "De cócoras", "O falso mentiroso" e "Keith Jarrett no Blue Note". Entre seus livros de ensaio, estão "Uma literatura nos trópicos", "Nas malhas da letra" e "O cosmopolitismo do pobre".

Silviano é graduado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor pela Universidade de Paris – Sorbonne. No Brasil, foi professor da PUC-Rio e da UFF, onde atuou em pesquisas sobre Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura Comparada, Políticas de Identidade e Globalização na Moderna Cultura Brasileira.

UFF Notícias - Núcleo de Comunicação Social (Nucs) - 2009