Cabeçalho UFF Noticias

"20 peças para violão solo"

"20 peças para violão solo"

Eduff, 2009, 72p., R$ 10,00

"20 peças para violão solo" traz obras de Luiz Gonzaga
15/6/2009

A Editora da UFF lançou "20 peças para violão solo", com obras selecionadas de Luiz Gonzaga, de um acervo de mais de 500. O lançamento contribui para a difusão de um dos criadores e instrumentistas mais representativos da história musical brasileira contemporânea.

Luiz Gonzaga desenvolveu uma linguagem particular na composição para o instrumento, que se soma a um movimento de enriquecimento da tradição brasileira, que tem o violão como símbolo primeiro de sua expressão musical.

A diversidade cultural de nosso país construiu um universo de significados e expressões particulares de grande força, que se traduzem na essência de nossa própria brasilidade. A riqueza das migrações internas no Brasil, no momento histórico da cidade do Rio de Janeiro como capital federal, proporcionou o desenvolvimento de diversas manifestações estéticas e culturais singulares, num cenário intercultural.

Nesse contexto surgiu a figura do músico alagoano Luiz Gonzaga da Silva, que escolheu o Grande Rio como foco do desenvolvimento de uma trajetória iniciada na infância e adolescência no coração do interior do Nordeste, que exerceu fortes influências sociológicas e antropológicas que enriqueceram seu trabalho como compositor, professor e artesão.





UFF Notícias - Núcleo de Comunicação Social (Nucs) - 2009