Gilson Carvalho

Visitantes foram recebidos pelo pró-reitor de Extensão, professor Fábio Barboza Passos

Professor Esteban Clua fala sobre pesquisas desenvolvidas no Instituto de Computação

Intercâmbio cultural:
britânicos visitam a UFF
22/5/2009

Um grupo de britânicos visitou a UFF no dia 18 de maio, como parte do programa de intercâmbio cultural entre países patrocinado pela Fundação Rotária do Rotary International. O objetivo é proporcionar a jovens profissionais a possibilidade de conhecer as técnicas e metodologias ligadas à sua profissão, assim como a cultura e o dia-a-dia de povos de outros países.

Acompanhados por servidores da Assessoria para Assuntos Internacionais e do Núcleo de Comunicação Social, David Houghton, Katie Little, Ruth Bullork, Raphael L'Host e Jason Cox estiveram na Reitoria, Campus da Praia Vermelha, Campus do Gragoatá e Hospital Universitário Antônio Pedro.

Na Reitoria, os britânicos foram recebidos pelo pró-reitor de Extensão, Fábio Barboza Passos, que falou sobre os projetos de extensão desenvolvidos pela universidade, especialmente na área social, principal interesse dos visitantes. Também estiveram no Centro de Artes UFF e conheceram a Orquestra Sinfônica Nacional.

A parada seguinte foi no Campus da Praia Vermelha, onde foram recepcionados pelo diretor da Escola de Engenharia, Hermano Cavalcanti, e visitaram o Instituto de Computação, onde o professor Esteban Clua mostrou laboratórios onde são desenvolvidas pesquisas em software. Houve ainda uma breve visita ao Pré-Vestibular Popular, trabalho voluntário desenvolvido por alunos daquelas unidades.

O grupo esteve no Instituto de Letras conhecendo o Programa de Língua Estrangeira e Materna e o Centro de Recursos e de Aprendizagem Individualizada que interessou especialmente a Ruth Bullock, professora e consultora em línguas estrangeiras.

No Hospital Universitário Antônio Pedro, última unidade visitada, o professor Valdecyr Herdy Alves explicou como é feito o trabalho no Banco de Leite Humano, que dirige, e encaminhou o grupo à UTI Neonatal. Os visitantes ficaram impressionados com a excelência do trabalho desenvolvido nesses setores. Katie Little, que trabalha em gestão hospitalar na Inglaterra, afirmou que o programa de aleitamento materno brasileiro tem mais êxito que o similar inglês: "Poderíamos aprender como melhorar isso com o modelo desenvolvido pela UFF."

UFF Notícias - Núcleo de Comunicação Social (Nucs) - 2009